quinta-feira , 2 de maio de 2024
Home / Blog / Estudo analisa contribuições de Comissão Nacional para regulamentação de programas de residência em enfermagem

Estudo analisa contribuições de Comissão Nacional para regulamentação de programas de residência em enfermagem

Inova-Mag4-20131A atuação da área médica é de extrema importância para a saúde da população. E antes de começar a exercer a profissão, tanto como médico quanto como enfermeiro, é necessária a realização de uma residência, que vai favorecer a inserção dos profissionais no mercado de trabalho, e promover um maior aprendizado e experiência prática por meio de uma especialização.

E cinco autores, capitaneados por Julita Correa Feitosa, coordenadora da Comissão de Residência em Enfermagem – Conarenf/Conselho Federal de Enfermagem, elaboraram o estudo “Comissão Nacional de Residência em Enfermagem – Conaref/Cofen: 15 anos de história”, publicado na Revista Oficial do Conselho Federal da Enfermagem, v. 8, n. 2, de 2017, periódico associado da ABEC.

O artigo foi elaborado para prestigiar a instituição, criada com o objetivo de proporcionar espaços de conhecimento científico na área de residência de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, documental, retrospectivo de marcos históricos, contribuições e relação da Conarenf com a história da Residência de Enfermagem (RE) Brasileira nos últimos quinze anos de existência da comissão.

Os autores concluem que as contribuições da Conarenf foram determinantes para a regulamentação dos programas de residência em enfermagem no Brasil. O resultado foi obtido por meio de documentos legais e relatórios, que apontaram a outorga dos títulos de especialista na modalidade de residência, consultoria e assessoria visando a qualidade desses programas, construção de espaços para discussão em eventos científicos, entre outros serviços prestados à área.

O estudo completo pode ser acessado em: http://revista.portalcofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/833/374, ou pelo DOI: https://doi.org/10.21675/2357-707X.2017.v8.n2.833. Ou ainda na Biblioteca Virtual de Enfermagem, em biblioteca.cofen.gov.br. 

Tadeu Nunes (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil