sábado , 4 de maio de 2024
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Estudo mostra como construir foguetes de PET pode estimular estudantes a aprender de maneira não tradicional

Aprender pode ser prazeroso, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Assuntos como física, química e matemática podem não atrair todos os estudantes, principalmente os jovens atuais, que possuem diversos outros meios não tradicionais de conhecimento, além da sala de aula. Por isso, se torna necessário aplicar modelos de ensino que prezem pelo estímulo ao estudo, trabalho em equipe e aplicação de teorias na prática.

E a Educação CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) aparece como uma possível solução. Sua origem denota do impacto da ciência e da tecnologia na educação, onde criou-se a necessidade de estudantes adquirirem conhecimentos que os levem a atuar como cidadãos na sociedade, de forma ativa e crítica, e não como meros espectadores dentro da escola.

Baseado nisso, os autores Paulo Vitor Teodoro de Souza e Nicéa Quintino Amauro elaboraram o artigo “Foguetes de Garrafa PET: uma proposta de trabalho com interface na Educação CTS”, publicado na Revista Eixo, v. 6, n. Especial, de dezembro de 2016, periódico associado da ABEC.

Para o trabalho, foi realizada uma intervenção pedagógica em uma escola pública federal da cidade de Catalão (Goiás), que utiliza a construção e o lançamento de foguetes como uma proposta didática com a interface CTS. Apesar de não ser, de fato, uma aplicação da CTS, e das dificuldades do ensino público no Brasil, o estudo pode ser considerado importante para estimular docentes a montar trabalhos interdisciplinares.

A conclusão é de que este formato de educação pode ser aliado ao ensino de conteúdos das disciplinas de química, física, matemática e arte, de forma contextualizada e interdisciplinar. Mostra também que a utilização de foguetes colabora para o trabalho em equipe, insere os estudantes em momentos de tomada de decisão e oferece elementos para superar aulas predominantemente tradicionais.

Para conferir o artigo na íntegra, acesse https://goo.gl/AjJWJY.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

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