Quem nunca se pegou pensando em questões sobre sua própria moral e ética? As interrogações filosóficas fazem parte da nossa vida, principalmente no que diz respeito ao sentido da existência humana, individual e coletiva.
Pensando nisso, a autora Lílian do Valle, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), elaborou o artigo “É possível ensinar a ética? Reflexões a partir da filosofia de Hannah Arendt”, publicado na Revista Polyphonía, v. 23, n. 2, de julho/dezembro de 2012, periódico associado da ABEC.
O trabalho utiliza parte da obra da filósofa Hannah Arendt para examinar um pouco da história da interrogação (de se é possível ensinar a ética). A expectativa é de que, nos familiarizando com ela, seja possível nos tornar, nós próprios, objetos de nosso questionamento.
A autora afirma que a pergunta correta não é “É possível ensinar a ética?”, mas sim “Que modelo sou eu?” e “Que companhias são as minhas?”. Somente assim é possível manter uma coerência mínima com tudo o que vimos. Comenta também que Hannah Arendt deixou como lição que não devemos nos deixar levar pela corrente e nem se deixar assimilar. Ou seja, não devemos nos conformar, se quisermos refletir sobre nós mesmos.
O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/yi1rtB ou pelo DOI https://doi.org/10.5216/rp.v23i2.33909.
Tadeu Nunes (4toques comunicação)
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