domingo , 28 de abril de 2024
Home / Blog / ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu, debate sobre IA e sustentabilidade da publicação científica

ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu, debate sobre IA e sustentabilidade da publicação científica

O segundo dia do ABEC Meeting 2023, nesta quarta-feira (22/11), em Foz do Iguaçu-PR, contou com uma programação que incluiu painéis sobre desafios e oportunidades do uso da inteligência artificial (IA) na publicação científica, sustentabilidade financeira dos periódicos científicos na América Latina e Caribe, e sobre relevância, critérios e dificuldades da indexação de revistas. O evento é uma promoção da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil), em sua missão de desenvolver e aprimorar os periódicos científicos e a comunicação e divulgação científica em geral, bem como manter e estimular o intercâmbio de ideias na comunidade acadêmica.

A programação da quarta-feira foi iniciada com uma sessão de comunicação oral, em que pesquisadores compartilharam estudos e vivências em editoria científica, contribuindo para o aperfeiçoamento de práticas na área. Os trabalhos foram selecionados por revisão aberta por pares e os melhores tiveram a chance de serem apresentados nesta sessão.

Ao abordar as questões éticas e jurídicas referentes ao uso da IA na editoria científica, Carlos Alfredo Joly concentrou sua apresentação em tópicos como a garantia da originalidade do conteúdo, direitos autorais, responsabilidade legal e as implicações para a atribuição adequada de crédito aos autores, destacando a importância de as revistas estabelecerem diretrizes éticas sólidas. Anarosa Alves Franco Brandão explanou sobre como a IA vem transformando o processo de escrita de artigos científicos, enquanto Gareth Dyke tratou sobre qualidade, revisão e ética na Era da IA Científica.

WhatsApp Image 2023-11-22 at 09.29.28_menor

O painel sobre sustentabilidade financeira dos periódicos científicos na América Latina e Caribe contou com Abel Packer, que apresentou as políticas e diretrizes do Programa SciELO em prol das revistas, José Roberto de França Arruda, que tratou sobre isenção e descontos para publicação em periódicos, visando promover a inclusão e equidade, e Sylvia Piovesan, que destacou a necessidade de reconhecer e enfrentar os desafios de buscar o equilíbrio financeiro das revistas científicas.

WhatsApp Image 2023-11-22 at 12.18.45_menor

Um workshop de capacitação e aprimoramento das equipes editoriais para aplicar o conhecimento sobre os princípios da Ciência Aberta (CA) da melhoria do ecossistema da publicação científica, tendo por facilitadoras Silvia Regina Galleti e Ana Marlene Morais, explorou as práticas atuais dos periódicos, identificando os tópicos a serem adaptados para atender aos princípios da CA, compartilhamento de dados e transparência nos processos de revisão por pares, entre outras.

WhatsApp Image 2023-11-22 at 14.21.20_menor

Critérios, dificuldades e relevância da indexação de periódicos foi o tema do painel que reuniu Déborah Dias, que concentrou sua apresentação em esclarecer a dinâmica das diferentes coleções que formam a base Web of Science (WoS) e como um periódico vem a obter seu Fator de Impacto (FI), Denise Peres, que elencou as mais recentes atualizações dos critérios SciELO Brasil para indexação de periódicos, e Sueli Mitiko Yano, que apresentou a base de dados LILACS – Literatura Latino-americana e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, seus critérios de seleção e produtos e serviços de informação derivados, geridos e promovidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Panamericana da Saúde (OPAS).

A sessão foi encerrada com um encontro informal entre a diretoria da ABEC e os participantes do Meeting, que puderam tecer críticas, elogios e dar sugestões para melhorar a Associação e as vantagens aos associados, e sugerir temas e atividades (presenciais ou remotas) para eventos futuros. Nesta quinta-feira, último dia do evento, os debates vão contemplar a integridade, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na editoria científica. Principal evento, no Brasil, para editores científicos e profissionais envolvidos no processo de publicação acadêmica, o ABEC Meeting é uma oportunidade única para discutir tendências, compartilhar conhecimentos e estabelecer parcerias estratégicas no campo da editoração científica.

Para saber mais, siga nos no Instagram @abecbrasil.

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil