sábado , 27 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC Brasil empossa nova Diretoria e Conselhos para gestão 2024/2026

ABEC Brasil empossa nova Diretoria e Conselhos para gestão 2024/2026

Aconteceu nesta quarta-feira, 27/3, na sede da Fundacentro, em São Paulo, a posse da nova Diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo da ABEC Brasil. As professoras Edna Frasson de Souza Montero e Ana Marlene de Freitas Morais assumiram como presidente e vice-presidente, cargos que até então eram ocupados pelos professores Sigmar de Mello Rode e Lia Machado Fiuza Fialho, respectivamente.

Além de Edna e Sigmar, a mesa-diretora foi composta pelo presidente da Associação Latino-Americana de Editoração Científica (ALAEC) e membro do Conselho Deliberativo da ABEC Brasil, Piotr Trzesniak, e pelo presidente da Fundacentro, Pedro Tourinho de Siqueira. A cerimônia foi acompanhada pelos membros eleitos para os conselhos da entidade, além de convidados.

Professor Sigmar foi homenageado pela presidente empossada em reconhecimento às contribuições deixadas pela sua gestão. Logo após a solenidade, foi realizada, ainda no auditório da Fundacentro, a Primeira Reunião da Diretoria e Conselhos. Ao final, os presentes se reuniram em um almoço de confraternização.

A professora Edna destacou em seu discurso que o principal foco da nova gestão será o fortalecimento da ABEC Brasil. “A entidade precisa continuar sendo referência no campo da editoria científica no Brasil. A ABEC tem contribuído para a melhoria da qualidade dos nossos editores e das nossas revistas, pois é dessa forma que podemos alcançar patamares importantes dentro dos cenários nacional e internacional”, declarou.

De acordo com a nova presidente da ABEC Brasil, o compromisso central da atual diretoria será com a articulação entre os pesquisadores e todos os profissionais envolvidos na editoria científica, visando não apenas aprimorar a qualidade dos periódicos, mas também todo o ecossistema das publicações científicas. Para isso, ela elencou cinco pilares:

  • Conectar os atores da editoria científica para promover a qualidade e a integridade das publicações acadêmicas;
  • Promover os padrões éticos para a pesquisa científica e a sua disseminação, defendendo a integridade nas atividades das equipes e das publicações;
  • Fomentar o alinhamento da ciência aberta aos princípios de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade e aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  • Destacar para as agências de fomento a necessidade de apoio para o aprimoramento dos periódicos científicos;
  • Oferecer múltiplas oportunidades para a capacitação dos editores científicos.

 A professora Edna também apresentou alguns destaques de como sua gestão pretende, por meio do Programa ABEC Educação, intensificar a capacitação dos editores científicos.  “Queremos oferecer aos associados diferentes oportunidades para capacitação, visando o aprimoramento de todos os profissionais envolvidos na editoração científica”, reforçou.

 ABEC Educação – O Programa ABEC Educação visa capacitar o editor científico para executar, com excelência, a missão de divulgar para a sociedade os avanços das pesquisas científicas brasileiras, em todas as áreas do conhecimento. Por meio da Certificação do Editor Científico, a ABEC Brasil se propõe a suprir a lacuna que existe no mercado educacional brasileiro na formação específica de editores científicos.

Novidade – Foi oficialmente lançado o curso DOI para publicações científicas, integrante do PROGRAMA ABEC EDUCAÇÃO. O curso foi concebido para apresentar conceitos sobre o Digital Object Identifier – DOI e seu papel na recuperação e preservação de conteúdos publicados em periódicos científicos.

Concluindo o curso, os alunos estarão aptos a contextualizar o DOI e identificadores persistentes no escopo da comunicação científica, bem como compreender as melhores práticas para registro, atribuição e acompanhamento de DOIs em artigos científicos.

Para saber mais, acesse: https://moodle.abecbrasil.org.br/

 

Conheça a composição completa da nova Diretoria e Conselhos:

 

Diretoria – mandato março/2024 – março/2026

Edna Frasson de Souza Montero – presidente

Ana Marlene Freitas de Morais – vice-presidente

 

Lia Machado Fiuza Fialho – 1ª secretária

Carlos Herold Junior – 2º secretário

Heloisa Junqueira Fleury – 1ª tesoureira

Emerson Wagner Mainardes – 2º tesoureiro

 

Conselho Fiscal – Membros titulares (abaixo)

Ilda fontes

Juliana Maria de Sousa Pinto

Silvia Regina Galleti Queiroz – Presidente

 

 

 

 

 

 

Conselho Deliberativo – Membros titulares (abaixo)

 Germana Fernandes Barata

Ivone Evangelista Cabral

Leila Posenato Garcia – Presidente

Natalino Perovano Filho

Piotr Trzesniak

 

 

 

 

 

 

Conselho Deliberativo – Membros suplentes

 Bruna Lavinas Sayed Picciani

Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos

Renato Paiva

Sérgio Venancio da Silva

 

Por Leandro Rocha/Comunicação ABEC Brasil

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil