A ABEC Brasil recebeu aceite de submissão e passa a integrar o prestigiado COPE – Committee on Publication Ethics. A organização internacional com sede no Reino Unido congrega associados individuais e institucionais de todo o mundo, orientando pesquisadores, autores e editores com relação às melhores práticas editoriais.
Segundo a presidente da ABEC Brasil, Edna Montero, no contexto atual de ataques à integridade no campo da editoria científica e igualmente frente aos desafios e potenciais da inteligência artificial, a presença da associação no comitê internacional possibilita acesso a ferramentas e diretrizes de vanguarda, com espaço a fóruns de discussão para tratar de problemas da área.
“É algo muito relevante e importante para a ABEC, com a presença no COPE mostrando nossa preocupação e cuidado com a integridade e com a ética na editoria científica”, destaca. A disputada e criteriosa avaliação da entidade internacional, iniciada em maio deste ano, levou em conta o histórico, atuação de congregação de revistas científicas e trabalho desenvolvido em prol da profissionalização de editores e avaliadores.
Fundada em 1997, a organização internacional fornece orientações, códigos de conduta e boas práticas a editores, revisores, autores e editoras acadêmicas, para lidarem com questões éticas na publicação científica, tais como plágio, manipulação de dados, conflitos de interesse, autoria indevida, retratações, entre outros.