Prefácio

Compreendo que, quando alguém é escolhido para ser o prefaciador de uma obra literária, este deva ser alguém que terá prazer com a leitura, bem como a missão de apreciar o seu conteúdo. Devemos, portanto, convidar para redigir o prefácio alguém que tenha essa missão na conta de um presente, tal a afinidade que encontra não só com o autor, mas principalmente com o livro.

Diante disso, a minha afinidade com a autora é extremamente prazerosa, já que a mesma obteve uma Menção Honrosa pela segunda colocação no Prêmio Editor do Futuro 2015, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos, a ABEC. À época, fui o responsável pela organização de tal prêmio durante as comemorações dos 30 anos da ABEC, realizada nas dependências do Costão do Santinho Resort, na cidade de Florianópolis – Santa Catarina, durante o XV Encontro Nacional de Editores Científicos (XV ENEC), de 22 a 25 de novembro daquele ano.

Já o meu envolvimento com a editoração científica, escopo deste livro, começou ainda na graduação, passando pela pós-graduação, quando à época recebi o prêmio de Editor do Futuro 2003, culminando, posteriormente com a participação na Diretoria da ABEC, inicialmente como seu Tesoureiro (2008-2015) e agora como seu Presidente (2016-2018), além de meu trabalho como Pesquisador e Editor Associado de um periódico científico.

Assim, sinto-me muito confortável e honrado pelo convite, em apresentar ao leitor “Publicação de artigo científicos: recomendações práticas para jovens pesquisadores”, que é resultado da dissertação de Mestrado de Érica de Cássia Ferraz, orientada pela Profa. Dra. Ana Luiza Navas, desenvolvido durante seu Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, entre os anos de 2013 e 2015.

O Brasil tem formado a cada ano, um número expressivo de doutores, saltando de cerca de 13 mil em 1996 para mais de 60 mil ao final de 2015, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O desafio cada vez maior, de formar estes alunos com qualidade, permitindo que divulguem seus estudos em periódicos de renome nacional e internacional, coloca sob os ombros da “escrita científica” esta responsabilidade.

Apesar de ser direcionado para a Fonoaudiologia, este livro fala diretamente aos jovens pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, já que serão capazes de encontrar aqui muitas novidades, em uma leitura rápida e de acesso fácil. Seu conteúdo certamente auxiliará os pesquisadores iniciantes na preparação de seus artigos para submissão, bem como detalhará os trâmites envolvidos durante o processo de avaliação/revisão e publicação do manuscrito, além de recomendar materiais de consulta na área da Saúde da Comunicação Humana.

Para a sua concepção, as autoras consultaram diversas livrarias online, bibliotecas virtuais, páginas eletrônicas, portais e bases de dados, livros e periódicos que contém material sobre artigos científicos. Além disso, elaboraram e aplicaram questionários específicos a autores, avaliadores e editores de periódicos científicos, com perguntas sobre o processo de elaboração e escrita, submissão e avaliação de artigos científicos, com o objetivo de procurar identificar quais são as principais dificuldades deste seleto público.

Desta maneira, eu convido o Leitor a passear pelas etapas do processo de escrita e submissão de seu artigo científico, lembrando que, se jogamos duro durante nossas pesquisas, a publicação do artigo certamente será o GOL do pesquisador.

Rui Seabra Ferreira Junior

Presidente da ABEC