2. Recomendações gerais
2.1 Pré-requisitos para a submissão de um artigo
1. Selecione a revista de interesse para enviar seu artigo. Determine quais são os objetivos com o artigo e que público você quer atingir. Pense na relevância, na inovação e na abrangência do seu estudo. Pesquise, converse com colegas, pergunte ao seu orientador, peça indicações se tiver dúvidas.
2. Acesse o site oficial da revista e tenha certeza de consultar a página atualizada. Às vezes, há informações sobre a revista em endereços diferentes, e nem sempre elas são atualizadas em todos eles. Você pode correr o risco, por exemplo, de elaborar um tipo de artigo que a revista não aceita mais. Fique atento(a) a isso.
3. Leia as normas da revista (Instruções aos autores). Cada revista tem normas específicas e que devem ser seguidas. Elas existem para padronizar e facilitar as informações. Pode ser trabalhoso, cansativo e demorado consultá-las, mas vai te poupar tempo depois. Verifique o objetivo e os procedimentos editoriais da revista, que tipo de artigo ela publica, em qual idioma, quais são os padrões de formatação etc. Dê atenção aos detalhes: tipo e tamanho de letra (fonte), espaçamentos, alinhamentos, uso de negrito/itálico, emprego de letras maiúsculas e minúsculas, número máximo de palavras, tabelas e de referências permitidas, título das seções de cada tipo de artigo (por exemplo, para Artigos Originais: Introdução, Métodos, Resultados etc), padrão de citação de autores no texto e de formatação das referências (Vancouver Style, ABNT, APA etc), como apresentar tabelas e figuras etc. A apresentação (forma) do texto é tão importante quanto o conteúdo e cuidar deste aspecto demonstra atenção e interesse dos autores. Em algumas revistas, os artigos são rejeitados imediatamente quando não atendem esses padrões.
4. Prepare o artigo focando em determinada revista. Lembre-se dos seus objetivos com o artigo e do público que quer atingir. Conhecer o escopo da revista, os tipos de artigo ela publica, quais são os requisitos de preparação do manuscrito etc. faz com que o trabalho seja elaborado especialmente para determinado periódico. Isso demonstra atenção, cuidado e interesse dos autores e é valorizado pelos avaliadores e editores.
Se a revista que você escolheu não publica o tipo de artigo que você pretende enviar ou se você mudar de ideia e decidir enviar o artigo já preparado para uma revista diferente, não perca tempo. Volte ao item 1, procure outra revista, leia as normas e faça as adaptações necessárias. Não adianta enviar, por exemplo, um relato de experiência para uma revista que só publica artigos de pesquisa.
5. Escreva o artigo. Consulte suas anotações sobre a pesquisa e materiais sobre escrita e redação científica. Redija um texto inicial, com as suas palavras e vá acrescentando informações aos poucos.
Após a elaboração do manuscrito, revise o texto, acrescente dados importantes e retire os que não são relevantes. Tenha em mente que objetividade e concisão são valorizadas neste processo. Reveja a ortografia e a gramática. Erros de ortografia, gramática ou de digitação transmitem a impressão de desleixo do autor e induzem à perda de credibilidade. Levam os editores e avaliadores a pensar: “Será que realmente foi um erro de digitação ou o trabalho contém erros na execução da pesquisa? Será que os outros valores apresentados estão corretos?”. Um texto descuidado pode ser considerado como desrespeitoso com o tempo e com a dedicação dos avaliadores e editores.
6. Verifique e providencie os documentos necessários. Geralmente as revistas solicitam: a) uma carta assinada por todos os autores, que contenha o título do artigo e a permissão deles para publicar o manuscrito, caso seja aprovado; b) cópia da aprovação do comitê de ética em que a pesquisa foi realizada; c) cópia da autorização dos participantes da pesquisa caso sejam divulgadas suas imagens; d) declaração sobre conflito de interesses na pesquisa e contribuição de cada autor na elaboração do artigo. Tenha tudo isso pronto antes de iniciar a submissão do artigo.
7. Tire suas dúvidas sobre o preparo e o envio do artigo. Veja os artigos publicados no último fascículo da revista que você pretende enviar o seu trabalho. Casoas normas não contenham todas as informações que você precisa, entre em contato com a secretaria editorial, por e-mail ou por telefone. Solucione todas as suas dúvidas antes de submeter o artigo à avaliação, sejam sobre formatação, envio de documentos, prazos etc. Isso também mostra interesse e cuidado, além de agilizar o início do processo de avaliação.
8. Envie o artigo. Cadastre-se no sistema de submissão ou envie os arquivos para o endereço de contato da revista. Crie uma pasta no seu computador e salve uma cópia dos arquivos e versões enviadas. Lembre-se que, a partir da submissão, toda comunicação sobre o artigo será feita somente por escrito.
2.2 Outras recomendações
Registre suas ideias. Mantenha uma pasta no computador, um caderno ou uma lista no celular só para as anotações sobre o seu trabalho. Ideias, frases, referências, o que escrever ou como escrever. Vá registrando aos poucos e consulte depois. Torne a redação do seu artigo uma atividade prazerosa, mesmo que você não goste ou não tenha muita experiência com a escrita científica. Habilidade se treina e se conquista. Planeje-se e organize-se. Separe um tempo por dia, por mínimo que seja, para “pensar sobre” o seu artigo.
Não submeta o artigo a várias revistas ao mesmo tempo. Ao submeter o artigo para avaliação em uma revista, você assina e envia um documento dizendo que o artigo nunca foi publicado antes e que não foi submetido a outras revistas. Você deve cumprir esse acordo e enviar o manuscrito apenas para a revista que mais te interessa. Somente se o artigo não for aprovado ou se os autores retirarem o manuscrito de uma revista, ele pode ser submetido a outro periódico.
Lembre-se que o artigo científico é um produto da sua pesquisa. Jamais copie trechos (de conteúdo e de formato) do seu TCC, monografia, dissertação ou tese para enviar no artigo. Cada tipo de trabalho tem objetivos, funções e públicos (leitores) diferentes. Eles devem ser adaptados para cada situação. Os agradecimentos, por exemplo, são diferentes em artigos e trabalhos acadêmicos. Além disso, copiar trechos, sejam de sua autoria ou de outros autores, sem citar o autor original configura plágio, o que é altamente condenável. Quem comete plágio, intencionalmente ou não, pode ser punido, perder título, ser descredenciado de instituições científicas etc. Muito cuidado!
2.3 Sobre descritores, referências e manuais de estilo
Os descritores (unitermos ou palavras-chave) são os termos que identificam o conteúdo e indexam o artigo nas bases de dados2. As revistas da área da saúde utilizam dois sistemas localizadores de descritores: o Medical Subject Headings (MeSH) (http://www.nlm.nih.gov/mesh/) ou Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) (http://decs.bvs.br/). O mais conhecido no Brasil é o DeCS, que apresenta os termos em Português, com os correspondentes em Inglês e Espanhol. Antes de enviar o seu artigo, verifique nas normas se a revista utiliza algum desses sistemas. Consulte os localizadores para informar os descritores do seu artigo. Faça tentativas com termos que você considera pertinentes. Se a revista não informar sobre os descritores, você pode fornecer as palavras-chave que considerar relevantes.
As referências utilizadas devem ser citadas no texto e listadas corretamente no final do artigo. Algumas revistas exigem o padrão de citação numérica (em que o nome dos autores não aparece no texto) e outras, a citação nominal (em que o sobrenome dos autores e a data da publicação aparece no texto). Para a lista de referências, podem ser utilizados diferentes padrões. Verifique nas normas da revista, qual é o exigido. As revistas da área da saúde costumam utilizar um padrão chamado Vancouver Style para a normalização da lista de referências. As revistas de humanas costumam utilizar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (NBR 6023). Em todas as referências, sejam de livros, teses, artigos, eventos científicos ou páginas eletrônicas é importante apresentar a informação completa, para que o leitor interessado possa ter acesso ao material citado, a partir dos dados fornecidos. Existe uma ordem pré-definida para a descrição de cada informação que compõe a referência (por exemplo: autores, título do trabalho, edição, ano etc), que varia de acordo com o tipo de trabalho (livro, tese, artigo). Sendo assim, tais informações não devem ser digitadas em ordem aleatória na referência. Para referenciar artigos de revistas científicas, em algumas normas utiliza-se o título do periódico abreviado. Essa abreviação também é pré-definida e deve seguir os padrões, para evitar erros de citação. Os títulos abreviados aparecem nas bases de dados. Atualmente existem programas de gerenciamento bibliográfico como Mendeley® (gratuito) e EndNote® (pago), que auxiliam a organização das referências.
Algumas revistas científicas internacionais recomendam manuais de estilo e formato científico, para auxiliar os autores, na formatação de seus artigos, como o Chicago Manual Style (disponível em: http://www.chicagomanualofstyle.org/home.html) e o Scientific Style and Format of Council of Science Editors (CSE) (disponível em: http://www.councilscienceeditors.org/publications/scientific-style-and-format/).
2.4 Sobre o fluxo editorial
1. Quando enviar seu artigo, você deve receber uma confirmação sobre a submissão e um número de processo. Guarde esse número, pois ele é a identificação do seu manuscrito.
2. O artigo será conferido pela secretaria editorial da revista em relação ao cumprimento das normas e envio de arquivos e documentos. Cada revista tem um prazo diferente para isso.
3. Se o artigo estiver de acordo com as normas, será encaminhado aos editores e avaliadores. Caso esteja faltando alguma informação ou o manuscrito não atenda as normas, provavelmente será devolvido aos autores para adequação ou, em alguns casos, pode ser rejeitado imediatamente, por este motivo. Lembre-se que é obrigação do autor enviar o artigo nas normas. Em caso de dúvidas, consulte sempre a secretaria editorial.
4. O editor avalia a pertinência do artigo em relação ao escopo da revista, a originalidade da pesquisa e à contribuição do estudo à área do conhecimento. Se ele considerar relevante, envia para os avaliadores. Se o material não atender algum dos critérios, pode ser enviado para correção ou ser rejeitado.
5. Os avaliadores (geralmente dois) também verificam a originalidade e a contribuição da pesquisa e, por serem especialistas na área de interesse do artigo, emitem seus pareceres em relação ao conteúdo e à forma do artigo. Alguns enfatizam mais um aspecto do que outro. Assim como, alguns são mais exigentes do que outros. Depende da característica do avaliador. Esteja preparado(a) para receber os dois tipos de comentários. Nesta etapa, podem ocorrer imprevistos como o avaliador não aceitar a análise do artigo, não responder ou atrasar o envio do parecer. Essa situação interfere em todo o processo e não é bom para o autor e nem para a revista.
6. Quando os avaliadores emitem seus pareceres, o editor recebe os comentários e toma uma decisão em relação ao artigo. Tal decisão pode ser aceitar o artigo, sugerir correções simples ou extensas, ou rejeitar o artigo. A decisão final, na maioria das revistas, é do editor. Em caso de opiniões divergentes entre os avaliadores, um terceiro revisor é consultado. Nesta situação é acrescentado um tempo extra de análise.
7. Os autores então recebem os pareceres e/ou os comentários do editor. A maioria dos artigos sempre precisa de correções, por mais simples que sejam. Elas devem ser atendidas, sempre que possível e, no caso de impossibilidade (como por exemplo, aumentar o número de sujeitos na pesquisa), devem ser devidamente justificadas (nos artigos que não foram rejeitados).
8. Após as correções, os autores devem reenviar o artigo para nova análise e o processo recomeça. Podem ser necessárias algumas rodadas de avaliação até a aprovação (ou rejeição) do manuscrito.
2.5 Orientações para o processo de avaliação (e reavaliação) do artigo
Como a comunicação entre autor/editor/avaliador é feita somente por escrito, todas as informações devem ser bem detalhadas e justificadas, para evitar falhas de compreensão. Responda sempre os questionamentos dos avaliadores e editores. Argumente, explique o ponto de vista dos autores. Pergunte à secretaria editorial onde você deve enviar essas respostas e justificativas, se no próprio artigo ou em um arquivo separado. Se a revista permitir, envie as modificações destacadas (em cor diferente, por exemplo), para facilitar a tarefa do editor/avaliador. Essas sugestões simples economizam tempo de quem vai ler o artigo corrigido e agilizam o processo de reavaliação.
Seja educado(a), cordial e pontual nas suas respostas e justificativas. Agradeça as sugestões recebidas! Lembre-se que os editores e avaliadores (especialmente das revistas nacionais) colaboram voluntariamente com os periódicos, e têm a intenção de contribuir positivamente para a publicação do seu trabalho.
As revistas têm prazos diferentes para cada etapa do processo de avaliação. Faça as alterações necessárias no artigo e envie assim que possível. Cumpra os prazos e, se forem insuficientes, pergunte à secretaria da revista (com antecedência) sobre a possibilidade de prorrogação. Não ignore ou deixe de responder algum comentário ou sugestão dos avaliadores/editores. Quando eles enviam uma pergunta e não recebem resposta, consideram que os autores ignoraram sua solicitação e, talvez não dediquem mais tempo ou atenção a esse artigo.
2.6 Após a aprovação do artigo
Quando seu artigo for aceito, você deve receber uma mensagem de notificação. A partir desta etapa, será iniciada a fase de revisão ortográfica/gramatical e técnica do manuscrito. A maioria das revistas faz esses procedimentos internamente e depois envia a versão final para a aprovação dos autores e para ajustes finais. Algumas revistas brasileiras, que publicam o artigo em Português e em Inglês, solicitam que os autores providenciem a versão em Inglês. Essa tradução deve ser equivalente à versão em Português e realizada por profissional capacitado. A qualidade da tradução deve ser muito boa. É por meio dela que leitores de outros países terão acesso ao seu artigo. Se a tradução não for satisfatória, dificilmente sua pesquisa será lida. Existem diversas empresas que fazem tradução e/ou revisão de artigos e trabalhos científicos. Antes de enviar o seu trabalho para tradução, pesquise sobre a empresa e peça indicações, se tiver dúvidas.