Fontes consultadas

Bueno WC. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Inf Inf. 2010;15(n espec):1-12. DOI: 10.5433/1981-8920.2010v15nesp.p1

Bursztyn M, Drummond JA, Nascimento EP. Como escrever (e publicar) um trabalho científico. Dicas para pesquisadores e jovens cientistas. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

Campanatti-Ostiz H, Andrade CRF. Periódicos nacionais em Fonoaudiologia: caracterização de indicador de impacto. Pro Fono. 2006:18(1):99-110.

Chagas ATR. O questionário na pesquisa científica. Prática – Pesquisa – Ensino. 2000;1(1). [acesso em: 18 jun 2014]. Disponível em: http://www.fecap.br/adm_online/art11/anival.htm

Committee on publication ethics (COPE). Code of conduct and best practice – guidelines for journal editors. Committee on publication ethics; 2011. [acesso em: 15 dez 2014]. Disponível em: http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_Mar11.pdf

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sistema de informações georreferenciadas – Geocapes [distribuição de discentes e matriculados 2011 e 2013]. [acesso em: 15 mar 2015]. Disponível em: http://geocapes.capes.gov.br/geocapes2/

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Resultado final avaliação trienal 2013 [indicadores por área – Educação Física]. [acesso em: 15 mar 2015]. Disponível em: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=Y2FwZXMuZ292LmJyfHRyaWVuYWwtMjAxM3xneDozYzdmNTRmMDQ1OTQyY2Q3

Danuello JC. Estudo da produção científica dos docentes de pós-graduação em Fonoaudiologia, no Brasil, para uma análise do domínio. Tese (doutorado). Marília: Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; 2014.

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Análise da produção científica a partir de publicações em periódicos especializados. p. 1-47. [acesso em: 18 jun 2014]. Disponível em: http://www.fapesp.br/indicadores/2010/volume1/cap4.pdf

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Artigos nonsense. Pesquisa FAPESP. 2014;219:9. [acesso em: 14 dez 2014]. Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2014/05/009_BoasPraticas_219.pdf?3a6295

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Código de boas práticas Científicas. FAPESP; 2014. [acesso em: 15 dez 2014]. Disponível em: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf

Iório MCM, Rodacki ALF. Pós-graduação na área de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Capítulo 149. p. 1116-1119. In: Marchesan IQ, Silva HJ, Tomé MC (organizadores). Tratado das especialidades em Fonoaudiologia. Roca: São Paulo; 2014.

Marlow MA. Writing scientific article like a native English speaker: top ten tips for Portuguese speakers. [Editorial]. Clinics. 2014;69(3):153-7.

Marques F. Escreva bem ou pereça. Pesquisa FAPESP. 2011;182:34-9.

Munhoz CMA, Massi G, Berberian AP, Giroto CRM, Guarinello AC. Análise da produção científica nacional fonoaudiológica acerca da linguagem escrita. Pro Fono. 2007;19(3):249-58.

Pereira MG. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

Romancini R. Periódicos brasileiros em comunicação: histórico e análise preliminar. IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2004. [acesso em: 14 dez 2014]. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/61986703354261081719219288772266862235.pdf

SCImago Journal Rank (SJR). Country rankings 2001. [acesso em: 15 mar 2015]. Disponível em: http://www.scimagojr.com/countryrank.php?area=0&category=0&region=all&year=2001&order=it&min=0&min_type=it

SCImago Journal Rank (SJR). Country rankings 2011. [acesso em: 15 mar 2015]. Disponível em: http://www.scimagojr.com/countryrank.php?area=0&category=0&region=all&year=2011&order=it&min=0&min_type=it

Squarisi D, Salvador A. A arte de escrever bem. 8ª ed. São Paulo: Contexto; 2013.

Vanti NAP. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ci Inf (Brasília). 2002;31(2):152-62.

Volpato GL. Dicas para redação científica. 3ª ed. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2010.

Volpato GL. Pérolas da redação científica. São Paulo: Cultura Acadêmica; 2010.

Zucolotto V. Curso de escrita científica: produção de artigos de alto impacto. Videoaulas [acesso em: 18 ago 2014]. Disponível em: http://www.escritacientifica.com/pt-BR/videoaulas

Sobre as autoras

Érica é fonoaudióloga, formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), especialista em Linguagem e mestra em Saúde da Comunicação Humana, também pela FCMSCSP. Foi assistente editorial das revistas da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (RSBFa, JSBF e CoDAS) (2008-2013) e recebeu menção honrosa pela segunda colocação no Prêmio Editor do Futuro 2015, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Atualmente é editora executiva da revista Audiology – Communication Research (2013-) e consultora editorial da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea (2015- ). Participa do Programa para Capacitação em Publicação Científica, promovido pela ABEC e pelo Council of Science Editors (CSE).

Contato: erica.fz@gmail.com

Ana Luiza é fonoaudióloga, formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), diretora do Curso de graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e docente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana, também da FCMSCSP. É editora-chefe da revista CoDAS (2015- ), editora associada da revista Audiology – Communication Research (2014- ) e membro do corpo editorial de outras revistas da área. Dedica-se à leitura e escrita e seus distúrbios.

Contato: ana.navas@fcmsantacasasp.edu.br