4. As impressões dos avaliadores e editores

Quando perguntado aos avaliadores e editores sobre a impressão deles em relação às dificuldades dos autores sobre o processo de avaliação (correção), em escala de 1 a 5, em que 1 significa “pouca dificuldade” e 5 indica “muita dificuldade”, as respostas foram:

processo de avaliação (correção)

1 = Pouca dificuldade; 5 = Muita dificuldade

Os avaliadores e editores julgaram que entender e aceitar o parecer, assim como atender às solicitações não sejam itens extremamente fáceis nem extremamente difíceis. Somente os editores internacionais consideraram que aceitar o parecer recebido seja um item de pouca dificuldade para os autores.

Recomendação: o processo de publicação implica em apresentar seu trabalho à comunidade científica. Você deve aceitar as críticas e entender que o avaliador tem a intenção de ajudar que o artigo fique ainda melhor. Caso não concorde com o parecer, justifique, sempre embasado na literatura especializada. Recorra ao editor, em última instância.

Sugestão: leitura do livro 4 (seção 6) e ver item “Orientações para o processo de avaliação (e reavaliação) do artigo” em “Recomendações gerais” (seção 2).

A impressão dos avaliadores e editores em relação às falhas (ou aos principais motivos que rejeitam ou rejeitariam um artigo), em escala de 1 a 5, em que 1 significa “pouca dificuldade” e 5 indica “muita dificuldade”, aparece na tabela a seguir:

motivos que rejeitam ou rejeitariam um artigo

1 = Pouca dificuldade; 5 = Muita dificuldade

Avaliadores e editores consideraram que nenhum dos itens apontados seja uma falha “muito frequente” ou motivo para rejeição de artigos. Para os avaliadores, “não se enquadrar no escopo da revista” foi a falha considerada menos frequente. Os avaliadores e editores nacionais referiram que “problemas com a amostra” é o erro mais frequente que os autores cometem. Entre os editores internacionais, os “problemas na redação” e “referências desatualizadas” foram os menos frequentes.

Recomendação: fique atento(a) a todos os aspectos do processo de elaboração, submissão, avaliação e publicação do seu artigo. Todos são igualmente importantes.

Sugestão: leitura do livro 4 (seção 6) e ver as recomendações do livro.