quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / XV ENEC – Seminário Pró-Periódicos Catarinenses

XV ENEC – Seminário Pró-Periódicos Catarinenses

O Seminário Pró-Periódicos Catarinenses deverá abordar no primeiro dia de trabalho o panorama atual dos periódicos científicos catarinenses e o fator de impacto das revistas brasileiras. A palestra será apresentada por Benedito Barraviera (Unesp/ABEC) que terá a coordenação de Gleisy Regina B. Fachin.
Estudos conduzidos em 2014 por Rodrigues e Garcia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificaram 103 revistas científicas, editadas por 5 Universidades públicas e 8 privadas, em 23 áreas do conhecimento. Os estratos Qualis destas revistas apresentaram distribuição semelhante às publicadas pelo maior portal brasileiro de publicações científicas. Os autores concluem que as Universidades Catarinenses, independentemente de seu tamanho, estão adotando os Portais de Periódicos em que pese a variação na qualidade das revistas. Estudos conduzidos pela ABEC em 2015, avaliando os periódicos de 10 Instituições públicas e 20 privadas do Estado de Santa Catarina, mostraram a existência de 216 periódicos científicos. A ABEC conclui a necessidade de um olhar especial para este potencial de periódicos científicos, quer seja no diagnóstico, quer seja no desenvolvimento acadêmico.
Quanto ao fator de impacto das revistas brasileiras publicado pelo Journal Citation Reports (JCR) da Thomson Reuters, que inclui 106 revistas no JCR Science Edition e 18 no JCR Social Sciences Edition, perfazendo um total de 124 revistas, foi possível se observar apenas uma revista no estrato B1 do Qualis da CAPES, 32 no B2 e 75 no B3. Ao se comparar esta distribuição com as revistas dos portais das Universidades de São Paulo e da Federal de Santa Catarina – os maiores do Brasil – observa-se uma diferença estatisticamente significativa entre os estratos. As revistas dos portais das Universidades supracitadas são mais frequentes no estrato B1, enquanto no JCR encontram-se no estrato B3. Venha conhecer e discutir estas diferenças, bem como o impacto na sua revista e na ciência brasileira.

Você tem até sexta-feira, 13 de novembro, para fazer sua inscrição no XV Encontro Nacional de Editores Científicos.Não perca essa oportunidade! Visite nosso site e faça sua inscrição:http://www.abecbrasil.org.br/eventos/xv_enec/index.asp

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil