sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Editage disponibiliza serviços para reduzir riscos de violação ética na produção de artigos científicos

Editage disponibiliza serviços para reduzir riscos de violação ética na produção de artigos científicos

Com processos sistemáticos, apoia autores, universidades e periódicos na redução do risco de duplicação ou redundância, inadequação ética e até mesmo plágio, ampliando as oportunidades de sucesso na publicação de trabalhos científicos

Pesquisa mundial realizada nas bases SciELO e LILACS, aponta o plágio como a causa mais comum na retração do número de publicações brasileiras, sendo responsável por 46% dos casos,  boa parte deles acidental 

São Paulo, 13 abril de 2016 – A Editage, empresa de comunicação científica, está oferecendo no Brasil serviços que apoiam pesquisadores, universidades e periódicos a identificarem possíveis casos de violação ética em trabalhos científicos. O objetivo é mitigar riscos principalmente para os autores, identificando potencial de plágio, falha ética, duplicação ou redundância e garantindo a correção de problemas antes da entrega ou publicação do trabalho. A Editage é membro do Committee on Publication Ethics – COPE que reúne mais de 10 mil membros em todo o mundo, entre editores de periódicos, cientistas e interessados em ética no campo da pesquisa.

De acordo com estudo realizado, com dados de 2009 a 2012, junto às duas principais bases de dados científicas da América Latina e Caribe: Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Latin American and Caribbean Center on Health Sciences Information (LILACS), o plágio é a causa mais comum atribuída à retração no número de publicações brasileiras, sendo responsável por 46% dos casos. Também é sabido que a maioria das ocorrências de violação ética é classificada como acidental e está relacionada às pressões as quais os autores são submetidos diariamente para conclusão dos trabalhos, ou ainda, por falta de informação ou treino profissional no tema. 

“Como os primeiros a examinar os artigos, até mesmo antes dos editores de periódicos, atuamos como consultores de confiança para milhares de pesquisadores, especialmente aqueles em início de carreira que não estão familiarizados com obstáculos para a publicação acadêmica ética. Sempre que identificamos algum aspecto suspeito chamamos a atenção dos autores e sugerimos as medidas corretivas a serem tomadas”, ressalta Abhishek Goel- Fundador & Chief Customer Officer da Editage. 

Os serviços da Editage visam responder a esses desafios, baseando-se em sua vasta experiência em revisão e t de manuscritos por meio da aplicação de processos sistêmicos. A empresa de comunicação científica tem auxiliado em casos relacionados à violação, que vão desde a fabricação de dados e manipulação de imagens, suspeitas de duplicidade de informação, até falta de documentação comprovatória de consentimento de pacientes ou voluntários, em casos que envolvem experimentação humana.

A Editage realiza regularmente campanhas de conscientização, conduz programas educativos/treinamentos e dissemina material gratuito para orientar autores acadêmicos e editores de todo o mundo quanto aos aspectos relacionados à ética na pesquisa acadêmica. Inclusive, a mais atual delas está disponível https://www.editage.com/pledge-to-publish-ethically/. Para mais informações http://www.editage.com.br/process/ethics.html.

Sobre a Editage

Criada em abril de 2002 com o objetivo de acelerar a comunicação científica global, a Editage é uma divisão da Cactus Communications. Seus serviços e programas educacionais já apoiaram mais de 140 mil autores em 154 países no processo de publicação em periódicos de alta qualidade. Dispõe de uma das maiores equipes de editores trabalhando em tempo integral, mais de 1400 editores com inglês como língua nativa e experts em publicação em mais de 1200 áreas do conhecimento, responsáveis pela tradução e revisão de mais 560 mil artigos. A Editage prioriza a alta qualidade de serviços e é parceira de renomadas editoras do mercado da publicação. 

A Editage, em comparação com as empresas de seu segmento em todo o mundo, tem o maior número de editores certificados pela BELS (Board of Editors in the Life Sciences) e CMPP (Certified Medical Publication Professional), além disso, conta com Sistemas certificados pelo ISO/IEC 27001:2013, que garante a segurança dos manuscritos. Por meio do Editage Insights, portal de educação, promove consistentes webinários e workshops, pelos quais já passaram mais de sete mil autores. Membro de organizações como o Committee on Publication Ethics (COPE), defende as práticas de publicação ética.

A Editage tem escritórios nos Estados Unidos, Índia, Japão, China, Singapura e Coreia do Sul e representantes locais no Brasil, em Taiwan e na Turquia.

 

Informações para a imprensa:

EPR Comunicação Corporativa

(11) 3815-2910 – www.epr.com.br

Edna De Divitiis – edna.d@epr.com.br

Samanta Coelho – samanta@epr.com.br

Fernanda Mendes – fernanda@epr.com.br

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil