quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Guia de Usuário do DOI para download gratuito

Guia de Usuário do DOI para download gratuito

O Digital Object Identifier (DOI) tem sido adotado mundialmente como o identificador único para objetos digitais na internet. Com isso, editores de periódicos científicos e outros responsáveis por publicar documentos na internet no Brasil tem adotado o DOI como forma de se adequar a um padrão internacional, criando uma demanda por esse serviço de identificação digital. Outro ponto que corrobora é a adoção desse identificador pela Plataforma Lattes, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, para registro da produção acadêmica dos estudiosos.

Como forma de apoiar esse processo, em dezembro de 2014, a Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC firmou acordo com a Crossref para representar os editores científicos brasileiros junto a essa agência, com vistas a facilitar a aquisição desse indentificador. Esse acordo conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict para ofertar suporte técnico. Com isso, tem-se a facilidade em contratação do DOI e suporte técnico, contribuindo com a adoção desse identificador.

Como resultados dessa parceria tem-se o “Guia de Usuário do DOI”, que oferta informações voltadas a apoiar os usuários na adoção desse identificador, desenvolvido pelo Ibict, com apoio da ABEC. Procura, dessa forma, atender as necessidades dos usuários brasileiros do DOI de informações técnicas, na medida em que, para muitos editores o DOI ainda se apresenta como novidade.

Revela a preocupação do Ibict e ABEC no atendimento as necessidades dos editores brasileiros, com a publicação desse guia. Reforça o compromisso dessas instituições no apoio a adoção do DOI, como forma de inserção internacional, por meio do uso de identificador internacionalmente aceito. Fortalece as relações entre o Ibict e ABEC no apoio à produção e disseminação de informação científica no Brasil.

Clique aqui para abrir/baixar o Guia do Usuário do DOI, publicado em maio/2016.

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil