sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / O BJCVS está fazendo 30 anos

O BJCVS está fazendo 30 anos

Em 2016 o Brazilian Journal of Cardiovascular Surgery – Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular – completa 30 anos.

Sua história tem origem na Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), a qual, fundada em 1969, inicialmente como Departamento de Cirurgia Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), teve o Professor Doutor Euryclides de Jesus Zerbini como Presidente e o Professor Doutor Adib D. Jatene como Secretário Geral.

Em Assembleia Geral realizada em 1986, o Departamento de Cirurgia Cardiovascular passou a ser a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, cujo estatuto previa a criação de um órgão oficial de publicação.

Em agosto desse mesmo ano, a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular foi lançada, tendo como editor o Professor Adib Jatene, editor-chefe da publicação até 1996, ano em que o Professor Doutor Fábio Jatene assumiu o cargo. Em 2002, o editor-chefe passou a ser o Professor Doutor Domingo M. Braile, no cargo até hoje.

De 1987 a 1991, a revista foi publicada com periodicidade quadrimestral e, de 1992 até 2014, trimestral. A partir de 2015, passou a ter periodicidade bimestral e a ser publicada exclusivamente em inglês, em um esforço para aumentar seu alcance e relevância no cenário internacional. Destaca-se por ser o único periódico sobre cirurgia cardiovascular publicado regularmente na América Latina, proporcionando o compartilhamento de experiências brasileiras, assim como oferecendo acesso aberto a todos.

Esses 30 anos acompanharam um grande desenvolvimento da cirurgia cardiovascular no Brasil, traduzido no crescente aumento da qualidade dos artigos publicados, elevando o nível de relevância do BJCVS, o que se expressa pelos artigos recebidos de várias partes do mundo e pela indexação em bases de dados como SciELO, SCImago, LILACS, PubMed, Thomson Reuters e PubMed Central, além do expressivo número de acessos ao website da revista.

O desafio para o futuro é manter o padrão de qualidade alcançado, aprimorando cada vez mais o nível das publicações e buscando a excelência. Cumpre lembrar que nossos pesquisadores têm papel imprescindível nesse processo, ao produzirem e disseminarem trabalhos que mostrem a qualidade da cirurgia cardiovascular brasileira em seus vários aspectos.

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil