quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Inscrições abertas para o IX Workshop de Editoração Científica

Inscrições abertas para o IX Workshop de Editoração Científica

A Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC Brasil tem o prazer de convidar os editores científicos e demais profissionais de áreas afins para o IX Workshop de Editoração Científica – IX WEC – a ser realizado de 6 a 10 de novembro de 2016 nas dependências do Hotel Colina Verde em São Pedro (SP).

O tema do evento, A CULTURA DIGITAL NA INTEGRAÇÃO E INOVAÇÃO DA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA, é baseado nos conceitos de Manuel Castells¹ que caracterizam com perfeição o processo da publicação científica, a saber: (1) Habilidade para comunicar ou mesclar qualquer produto baseado em uma linguagem digital; (2) Habilidade para comunicar desde o local até o global em tempo real e, vice-versa, diluindo assim o processo de interação; (3) Existência de múltiplas modalidades de comunicação; (4) Interconexão das redes digitalizadas de bases de dados; (5) Capacidade de reconfigurar as informações criando um novo sentido nas diferentes camadas dos processos de comunicação; e (6) Constituição gradual da mente coletiva pelo trabalho em rede, mediante um conjunto de cérebros sem limite algum.

A programação foi construída com o compromisso de realizar um evento de alto nível, visando proporcionar aos participantes desde os conceitos básico, por meio de minicursos e espaço para contato pessoal exclusivo com editores plenos durante as sessões do “Consultório Editorial”, até o debate sobre a fronteira da editoração e os atuais desafios da publicação científica em âmbito mundial.

Além dos minicursos, palestras e mesas redondas, teremos o fórum com grupos de trabalho agrupados por regiões do Brasil para que os desafios locais possam ser mais bem elencados. Pretende-se ao final, definir ações para implementar representações regionais para facilitar o diálogo com instituições de interesse tais como o CNPq, CAPES e SciELO entre outras. Haverá também a sessão de pôsteres e um espaço dedicado aos gestores dos Portais de revistas institucionais, para compartilhamento de experiências e fortalecimento de iniciativas implementadas. Ressaltamos também a oportunidade de ingressar e/ou cumprir alguns requisitos do Programa para Certificação em Publicação Científica (ProCPC), organizado em parceria com o Council of Science Editors (CSE) que tem como objetivo consolidar a profissionalização dos editores brasileiros.

Para mais informações e inscrições, entre no link http://www.abecbrasil.org.br/eventos/ix_wec/.

¹https://telos.fundaciontelefonica.com/telos/articulocuaderno.asp@idarticulo=2&rev=77.htm

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil