quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Com apoio da Crossref, ABEC contrata profissional para apoiar editores na atribuição de DOI às suas publicações

Com apoio da Crossref, ABEC contrata profissional para apoiar editores na atribuição de DOI às suas publicações

 

A Associação Brasilecrossref_logoira de Editores Científicos (ABEC), visando melhorar o atendimento aos seus editores científicos e agora membros representados junto à Crossref, terá a partir de agora um colaborador com especialização em Tecnologia da Informação (TI). O objetivo é apoiar os editores nas questões técnicas relacionadas à atribuição e registro do DOI (Digital Object Identifier) na publicação de artigos científicos, relatórios técnicos, teses, dissertações, capítulo de livros, entre outros.

O DOI é um identificador internacionalmente aceito e, cada vez mais, tem se tornado essencial, pois é um sistema que permite a identificação, localização e descrição de entidades digitais.

“O bom trabalho realizado pelo time da ABEC como representante oficial do Crossref no Brasil, possibilitou a contratação um profissional com grande experiência em TI para tirar as dúvidas em português e, se necessário, manter contato com o escritório central da Crossref em Londres”, comenta o professor Rui Seabra Ferreira Junior, presidente da ABEC.

Novo colaborador – Roberto Paleari do Amaral é graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista (Unip), com pós-graduação em Educação a Distância pela Universidade Federal do Paraná. Com pleno domínio de informática, já desenvolveu e administrou vários sistemas. O profissional domina o Inglês, tendo morado nos Estados Unidos por um ano, facilitando assim o contato entre os membros representados pela ABEC e a Crossref.

Amaral desempenhará, sob supervisão do Prof. Milton Shintaku (Ibict), primeiro secretário da ABEC, a função de suporte técnico em período integral. Ajudará no depósito dos metadados de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Crossref; manterá tais dados sempre válidos e atualizados; apoiará os membros no uso do sistema de avaliação do teor de similaridade em manuscritos (Sistema anti-plágio: Similarity Check by iThenticate) e em outros serviços correlatos. A responsabilidade desta parceria conta ainda com a supervisão da vice-presidente da ABEC, Ana Marlene F. Morais.

A ABEC representa atualmente mais de 400 instituições/periódicos. Levando em conta que cada periódico publica em média 100 artigos/ano, estima-se que a demanda é de 40 mil DOIs depositados por brasileiros anualmente, considerando apenas os representados pela ABEC. Esse projeto vem sendo executado pela colaboradora da ABEC Bruna Erlandsson.  Com seu  excelente desempenho, ela possibilitou o crescimento da iniciativa, que agora conta com mais um colaborador.

O que muda? – Antes de a ABEC firmar essa parceria, os editores dependiam primeiramente de conseguir a afiliação diretamente com o Crossref e embora as informações estejam disponibilizadas em sua homepage, não havia nenhum apoio administrativo para esclarecer dúvidas rotineiras. Em um segundo momento, depois de afiliado, era necessário aprender todo o processo de geração, atribuição e depósito dos DOIs, incluindo a exportação de arquivos codificados em XML e validação dos depósitos, etapa na qual muitos editores dependiam do apoio de um profissional de TI qualificado.

“Este projeto nasceu devido à grande dificuldade que as instituições brasileiras tinham para realizar pagamentos no exterior dos DOIs depositados. A parceria, que foi sugerida pelo IBICT e prontamente aceita pela ABEC, assume o pagamento da anuidade ao Crossref, restando aos periódicos apenas o pagamento de cada DOI depositado que é feito em moeda nacional à ABEC”, conclui o presidente da Associação.

Sobre a Crossref

Com sede em Londres, Crossref é uma organização sem fins lucrativos criada no final de 1999 com o propósito de atender a comunidade com serviços seguros, oficializados e inovadores, de forma a apoiar a persistência dos identificadores com uma infraestrutura sustentável que proporciona a comunicação científica.

Leandro Rocha (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil