sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / Curso de Editoração Científica da ABEC apresentará, entre suas novidades, um software gratuito que auxilia na organização de pesquisas

Curso de Editoração Científica da ABEC apresentará, entre suas novidades, um software gratuito que auxilia na organização de pesquisas

 

Entre os dias 21 e 23 de junho, a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABE) promoverá seu XXV Curso de Editoração Científica (CEC). O objetivo do evento, que será realizado no auditório “Altino Antunes”, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), é capacitar os participantes para praticarem uma divulgação científica de qualidade.

Para Suzana C. S. Lannes, membro da diretoria da ABEC, editora-chefe do periódico Food Science and Technology (CTA-Ciência e Tecnologia de Alimentos) e que faz parte da organização do XXV CEC, os editores científicos que se Suzanainscreverem podem esperar uma atualização e nova abordagem de temas consagrados, bem como a apresentação de novos assuntos em andamento no meio da editoração científica. “A dinâmica utilizada para montagem da programação  (https://goo.gl/bG765C) permite uma sequência lógica no fluxo dos assuntos, auxiliando no entendimento para aqueles que são iniciantes, e um renovo para aqueles que já atuam na área”, argumenta.

Entre outras atividades do curso, Suzana coordenará a palestra: Mendeley: gerenciador de referências e rede social acadêmica. Segundo ela, elaborar ou atualizar a forma de apresentação das referências bibliográficas em uma publicação é um assunto que atormenta os autores de artigos científicos. Sendo considerado por muitos “quase um milagre”, será apresentado aos participantes do CEC o “Mendeley”, um software gratuito que auxilia na organização de pesquisas.  “É um gerenciador de referências bibliográficas e também uma rede social acadêmica. Gera automaticamente as referências bibliográficas, permitindo que se acesse on-line os artigos citados e indica artigos relevantes com base nos que se pesquisa”, explica Suzana.

Suzana lembra que as exigências aos pesquisadores de maior rapidez e dinamismo na publicação científica, o aumento da concorrência em termos de publicação, a necessidade de as universidades brasileiras se manterem e crescerem de posição no ranking mundial, pedem maneiras e ferramentas que auxiliem os pesquisadores a melhorar o desempenho em suas publicações.  “Durante o CEC, serão três dias de atualização e inovação em temas já reconhecidos e necessários à editoração de periódicos científicos, como: Crossref e suas ferramentas, Preprints, OJS, ORCID, dentre outros. Vale destacar que continua o curso ProCPC para aqueles que querem um plus de profissionalização em seus conhecimentos”, conclui.

Para se inscrever ou conferir a programação completa basta acessar o site da ABEC:

http://www.abecbrasil.org.br/eventos/xxv_curso/index.asp

Leandro Rocha (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil