terça-feira , 16 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Abertura do ABEC Meeting 2017 contou com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná

Abertura do ABEC Meeting 2017 contou com a presença do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná

Após o compartilhamento de muitas novidades ligadas à editoração científica durante os minicursos realizados no primeiro dia do ABEC Meeting 2017, na segunda-feira, 6, a sequência do evento, na terça-feira, 7, deu início a série de palestras e mesas redondas. Estiveram presentes na cerimônia de abertura realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), além do presidente da ABEC, professor Rui Seabra ferreira Jr; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes e Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUC-PR. Pouco antes da solenidade, o público presente assistiu a uma apresentação da banda Teacher’s, composta por professores da PUC-PR.

Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes
Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes

Na oportunidade, foi lançada a publicação “Diretrizes do CSE para Promover Integridade em Publicações de Periódicos Científicos”, organizada pela ABEC, em parceria com o Council of Science Editors (CSE).  A obra orienta os editores de publicações científicas a disponibilizarem conteúdo de relevância em suas revistas. Auxilia, também, a pensar maneiras para lidar com os problemas que surgem durante a pesquisa, como disputa de autoria, conflito de interesses de pareceristas, pressão dos financiadores e exigências cada vez mais rigorosas das academias, colocando a ética como um dos princípios primordiais para o sucesso dos periódicos. O estudo ainda aborda temas como o plágio e seus desdobramentos – por exemplo, como punir o seu praticante – e a falsificação de dados e a má conduta científica, com maus tratos em relação aos sujeitos da pesquisa do país. A versão on-line está disponível no site da ABEC, em: https://goo.gl/Qxoubp.

Parceria com o Crossref – O presidente da ABEC, Rui Seabra, destacou em seu discurso, que a parceria com a Crossref – de quem a Associação é representante exclusiva do portfólio no  Brasil, entre eles, o DOI – foi prorrogada por mais um ano. A ABEC dispõe atualmente de 487 prefixos, onde encontram-se cadastrados 1.129 periódicos nacionais. Foram emitidos, somente em 2016, mais 172 mil números de DOI.  “Isso demonstra a capacidade de geração de conhecimento do nosso país”, afirma Seabra.

Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUC-PR; Rui Seabra, presidente da ABEC e o secretário João Carlos Gomes
Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUC-PR; Rui Seabra, presidente da ABEC e o secretário João Carlos Gomes

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes, lembrou das dificuldades que o Brasil enfrenta, inclusive na área da ciência. “Cabe a nós, em nossas atividades, fazermos a diferença e repensar algumas questões. Temos orgulho em dizer que o país vai muito bem em relação a publicação científica, mas, infelizmente, estamos na 80ª produção em termos de resultados. Temos que discutir isso dentro das universidades. Fico muito feliz em participar de um evento tão importante como este. Vocês são grandes responsáveis pela posição que o Brasil ocupa em relação à produção científica. Parabéns”, observou.

Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUC-PR, fez questão de enfatizar que a Universidade abriu suas portas para a ABEC com “muita satisfação”. “O evento terá uma programação muito rica, com palestrantes capacitados. A PUC-PR está muito feliz por receber todos”, declarou.

Lia Machado, vencedora do IX Prêmio Editor do Futuro da ABEC
Lia Machado, vencedora do IX Prêmio Editor do Futuro da ABEC

Ao final dos discursos, ocorreu a premiação do IX Prêmio Editor do Futuro. A vencedora foi Lia Machado, doutora em Educação, de 38 anos, editora do periódico Educação & Formação, vinculado aos programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará, que recebeu o prêmio das mãos do Prof. Rui Seabra, o qual foi vencedor deste mesmo prêmio no ano de 2003. “Quero parabenizar a iniciativa da ABEC pela idealização desse prêmio e dizer que, de fato, me sinto feliz e honrada. Sou, sim, uma jovem editora em vários sentidos e esse reconhecimento é um incentivo para seguirmos nessa luta, principalmente diante desse cenário de retrocesso que nosso país vive”, ponderou.

Conferência magna – Logo em seguida, foi realizada a palestra: Planejamento estratégico de pesquisa e da publicação científica, ministrada pelo professor Herman Jacobus Cornelis Voorwald, ex-secretário da Educação de São Paulo e ex-reitor da Unesp. Em sua fala, fez um resgate histórico da relação e as controvérsias entre ciência e religião e, em vários momentos, fez uso de textos bíblicos para ilustrar seus argumentos.

Herman Jacobus Cornelis Voorwald, ex-secretário da Educação de São Paulo e ex-reitor da Unesp
Herman Jacobus Cornelis Voorwald, ex-secretário da Educação de São Paulo e ex-reitor da Unesp

Herman colocou o conhecimento como um dos pilares para a construção de uma sociedade desenvolvida e também fez uso de dados da educação básica e do ensino superior no Brasil. Ao falar de publicação científica, mencionou que o país ocupa a 23ª posição no ranking global de qualidade científica (edição 2015 do Nature Index). “No entanto, Indicadores de produção científica acabam induzindo tendências de aumento no número de publicações sem garantia de qualidade”, comentou.

É possível conferir o vídeo com todas essas atividades na página da ABEC no Youtube (https://goo.gl/MN44zY). A apresentação do professor Herman Voorwald já está disponível no site do evento.

Para encerrar as atividades de terça-feira, foi realizada a palestra Mobilização e Engajamento: por um mindset com propósito e autenticidade, ministrada por Marciano de Almeida Cunha, da PUC-PR. Em seguida, houve um espaço para Ariane Fernandez, da Clarivate Analytics, patrocinadora do evento, expor sobre sua ferramenta ScholarOne.

O convidado internacional Chris Fradkin, da UFRJ e UC, Merced (Califórnia) falou sobre Publishing performance of Brazilian scientific journals.
O convidado internacional Chris Fradkin, da UFRJ e UC, Merced (Califórnia) falou sobre Publishing performance of Brazilian scientific journals.

O convidado internacional Chris Fradkin, da UFRJ e UC, Merced (Califórnia) falou sobre Publishing performance of Brazilian scientific journals. E, por fim, foi realizada a Assembléia da ABEC com a aprovação do relatório de atividades da atual diretoria.

Leandro Rocha (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil