quinta-feira , 25 de abril de 2024
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Estudo analisa a utilização de truque de mágica para ensino de física de forma lúdica

magic-2034146_1920Quem não gosta de uma boa mágica? A arte do ilusionismo entretém pessoas de todas as idades, com cartas, bolas, animais, lenços e diversos outros truques que fazem o espectador desacreditar nos números do espetáculo. Então, por que não utilizar a mágica como uma maneira de facilitar a aprendizagem na escola, de uma maneira lúdica?

Assim sendo, os autores Alex Sandro Bôsco de Souza, mestre em Ensino em Ciências da Saúde do Meio Ambiente, e Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues, do Departamento de Química e Ambiental, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), elaboraram o estudo “A mágica como ferramenta de estimulação da aprendizagem no ensino de física”, publicado na Revista Ciências e Ideias, v. 7, n. 3, de 2016, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

O trabalho apresenta a mágica como um recurso lúdico pedagógico para ensinar alunos de uma escola de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, sobre os conceitos de refração e reflexão da luz. Para a apresentação, foi construída uma caixa mágica com espelhos. Após o número, um questionário foi realizado com perguntas diversas sobre a atração. Os resultados mostraram que nenhum dos alunos identificou o truque antes da revelação.

O artigo conclui que o uso da mágica como ferramenta educacional, em forma de oficina, motivou e aumentou o interesse do aluno em aprender física e minimizar as barreiras da aprendizagem. Foi verificado também, pelos questionários aplicados, que os estudantes identificaram os conteúdos propostos da óptica e os relacionaram com os meios utilizados na criação de ilusão, nos truques e artifícios da mágica.

O artigo pode ser acessado, na íntegra, no link https://goo.gl/DPSXqu, ou pelo DOI: 10.22407/issn.2176-1477.2016v7i3531.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

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