quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Blog / Pesquisa verifica influência de material utilizado no ensacamento de melões Cantaloupe

Pesquisa verifica influência de material utilizado no ensacamento de melões Cantaloupe

muskmelons-387466_1920O ensacamento é parte importante no processo de comercialização de frutas. Sua qualidade e validade, por exemplo, são diretamente influenciadas pela técnica e material utilizados na prática. Por isso, estudos na área se tornam essenciais para o desenvolvimento de uma melhora nos produtos frutíferos.

Assim, os autores Eduardo Pradi Vendruscolo, Lucas Rodrigues Leal, Bruno César de Sousa e Silva, Luiz Fernandes Cardoso Campos, Angélica Pires Batista Martins e Alexsander Seleguini produziram o artigo “Material evaluation for bagging of cantaloupe melons” (“Avaliação do material de ensacamento de melões Cantaloupe”, na tradução literal), publicado na Revista Ciência Rural, v. 47, n. 8, de 2017, periódico associado da ABEC.

O estudo avaliou as características físico-químicas de frutos de meloeiro Cantaloupe após o ensacamento feito com quatro materiais diferentes (papel jornal, papel Kraft, TNT e polietileno), assim como outros sem ensacamento nenhum. A pesquisa foi feita em ambiente protegido, na cidade de Goiânia, Goiás, com número de dias contados desde a colheita.

Entre as conclusões, foi possível verificar que, de fato, os materiais influenciaram as características relativas ao acúmulo de sólidos solúveis e espessura do halo verde da polpa. Portanto, o recomendado é que se ensaque melões Cantaloupe com TNT ou não utilizem a técnica, em condições semelhantes às do estudo. Além disso, a utilização de polietileno para tal prática não é indicada, visto que o material tem efeito prejudicial sobre as características essenciais à comercialização.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/LMNgYT ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20161016.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil