quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Blog / Artigo reflete sobre a pedagogia de Paulo Freire com alunos de disciplina de educação do campo

Artigo reflete sobre a pedagogia de Paulo Freire com alunos de disciplina de educação do campo

paulo_freireOs pensamentos de Paulo Freire, baseados em uma pedagogia crítica, onde o estudante assimile o objeto de estudo com a realidade, influenciaram diversos trabalhos na área da educação. Além de buscar uma educação mais popular, o filósofo também buscava um modelo que formasse uma consciência política. Pois, para ele, pedagogia e política estavam intrinsecamente ligados.

E os autores Mariana Cunha Pereira e Francisco Hudson da Cunha Lustosa, ambos da Universidade Federal de Goiás, produziram o artigo “Reflexões sobre a Pedagogia Paulo Freire com os alunos de Pedagogia da Terra”, publicado na Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, n. 2, de julho/dezembro de 2016, periódico associado da ABEC.

O estudo foi feito como resultado da disciplina intitulada Núcleo Livre, proposta ao curso Pedagogia da Terra, realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, entre 2007 e 2011. Ele mostra como se desenvolveram as aulas, os textos estudados e o debate gerado pelos mais de vinte alunos sobre as ideias de Paulo Freire e a interpretação dos movimentos sociais rurais sobre o pensamento freiriano.

O artigo conclui que há uma grande diferença entre as reflexões de Freire e o que os alunos constroem como a ideia da educação do campo. Além disso, afirmam que ainda há muito a ser aprendido e interpretado para uma ação política consciente, e mostra que há a “boniteza” citada por Freire nas ações sociais dos atores do campo, que independe das bandeiras que compõem os diferentes movimentos sociais rurais.

O artigo pode ser lido, na íntegra, no link https://goo.gl/vncvHn, ou pelo DOI https://doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2016v1n2p299.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil