quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Mais de 300 participantes se encontram na USP para discutir o futuro da Publicação Científica

Mais de 300 participantes se encontram na USP para discutir o futuro da Publicação Científica

 

Teve início nesta segunda feira, 11, o ABEC Meeting 2018, promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). O evento acontece até o próximo dia 14 no Auditório do CDI, da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista, com o tema Future Scenarios for Scientific Publishing. Mais de 300 pessoas se inscreveram para esta edição do Encontro.

O primeiro dia foi marcado pela realização de minicursos sobre temas de grande interesse no meio da publicação científica. Jennifer Deyton (CSE e Margaret Perkins – CSE) falou sobre “Publication Management”. Sigmar M. Rode (ex-presidente da ABEC e professor da Unesp) e Marcelo Krokoscz (FECAP) abordaram “Ética na Publicação”, e Valtencir Zucolotto DSC_0201(IFSC e ABEC) falou sobre “Escrita Científica de alto impacto para autores, pareceristas e autores”.

No período da tarde, houve a parte II dos minicursos “Publication Management” e ProCPC – Ética na Publicação. Ainda fez parte da programação a Oficina II – Fator de Impacto: promovendo erro zero nas métricas de seu periódico, com Ricardo Azevedo, vice-presidente da ABEC e professor da USP. A coordenação das atividades, que ocorreram simultaneamente, foi de Bruna Erlandsson.

Nesta quarta-feira, 12, será realizada a sessão de abertura, além de uma série de palestras que debaterão temas como: Política editorial: a personalidade de uma revista; as etapas do fluxo editorial científico e as expectativas dos atores envolvidos na publicação eficaz de artigos; Profissionalização do editor; entre outros.

Confira a programação completa: http://meeting18.abecbrasil.org.br/program/

Sobre o ABEC Meeting 2018

O objetivo do ABEC Meeting 2018 é proporcionar aos participantes um ambiente para troca de experiência e compartilhamento de conhecimento, por meio de palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e rodas de conversa. Serão disponibilizadas informações sobre as melhores práticas editoriais internacionais e as ferramentas mais utilizadas, contribuindo assim na formação de todos os envolvidos na produção de um periódico científico.

Leandro Rocha (4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil