quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Blog / Pesquisa utiliza o sociodrama para aprimorar relação entre pais e filhos no contexto escolar

Pesquisa utiliza o sociodrama para aprimorar relação entre pais e filhos no contexto escolar

family-2855812_1920A relação família-escola nem sempre é clara e simples. Problemas dentro de casa podem ser refletidos pelos alunos no colégio – e vice-versa. E no meio deste cenário, o psicólogo escolar tem papel importante. Ele deve clarear os papéis dos pais, filhos e da escola, para que os exerçam de maneira harmoniosa, em prol da melhor educação dos jovens.

Diante deste contexto, os autores Laís Pimenta Ferreira, Daniela de Figueiredo Ribeiro, Angélica Teixeira Gomes e Antônio dos Santos Andrade elaboraram o estudo “Sociodrama de famílias: Um instrumento de potencialização da relação pais e filhos no contexto escolar”, publicado na Revista Brasileira de Psicodrama, v. 25, n. 1, de junho de 2017, periódico associado da ABEC.

A pesquisa verificou a percepção de 17 famílias sobre a relação pais e filhos no contexto escolar. Os alunos apresentaram dificuldades escolares, segundo a própria instituição de ensino. Em seguida, foram realizadas quatro sessões de Sociodrama (trabalho em grupo que utiliza a dramatização no intuito de solucionar problemas nas relações entre pessoas em determinados cenários) com as famílias.

Os autores puderam observar a percepção inicial dos pais sobre os filhos, da relação familiar e do lugar dos filhos, sem estereótipos e estigmas. A conclusão é de que os encontros promoveram reflexões e geraram mudanças nas atitudes da família. Logo, o Sociodrama fez com que pais e filhos se colocassem no lugar um do outro, incentivando-os a buscar soluções e ajudando na relação.

O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/FHCRZ9 ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20170013.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil