terça-feira , 16 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo analisa processo de desnaturalização de rio localizado em Niterói, no Rio de Janeiro

Estudo analisa processo de desnaturalização de rio localizado em Niterói, no Rio de Janeiro

Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói
Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Os rios tiveram papel importante no desenvolvimento de grandes centros urbanos. Seja na utilização para transporte ou no uso da água para outros processos, diversos municípios brasileiros se estabeleceram ao redor deles. Mas, com a ação humana da urbanização, alguns perderam seus propósitos naturais e passaram a contar com outras finalidades.

Neste contexto, os autores Rainer Holzer e Eloisa Carvalho de Araujo produziram o artigo “Rios Urbanos: O Caso do Rio Icaraí”, publicado no Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego, v. 12, n. 1, jan./jun. de 2018, periódico associado da ABEC.

Os autores utilizam um referencial teórico baseado na Ecologia da Paisagem (estudo que relaciona os processos ecológicos de um determinado ecossistema) e a identificação de unidades da paisagem para discorrer sobre o Rio Icaraí, localizado numa área do município de Niterói, no Rio de Janeiro. Com trabalho de campo, relatos e cartografia histórica, delimitaram a bacia hidrográfica do rio e a restituíram no digital.

A conclusão identificou o traçado original do rio, os processos de sua desnaturalização e seu estado atual. Dessa maneira, puderam apresentar propostas baseadas na infraestrutura verde (como a remoção de vias, edificações e equipamentos urbanos, por exemplo), para uma melhora ambiental do Icaraí a longo prazo.

O artigo pode ser lido, na íntegra, em https://goo.gl/8S4NYh ou pelo DOI https://doi.org/10.19180/2177-4560.v12n12018p4-19.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil