sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / As práticas empreendedoras de migrantes de São Paulo

As práticas empreendedoras de migrantes de São Paulo

Figure 12 Resident chef outside Open Taste BlurredAlguns países do mundo oferecem, além de hospitalidade, boas oportunidades para imigrantes e refugiados. Culturalmente, o Brasil se mostra mais disposto a acolher pessoas de outras nacionalidades – mesmo que nem todos passem ilesos pelo racismo, discriminação e preconceito. Alguns deles, no entanto, vencem as dificuldades e criam negócios vinculados à prestação de serviços e experiências de alimentação, hospitalidade, lazer, turismo e eventos.

Assim, os autores Peter Lugosi, da Oxford Brookes University, e Thiago Allis, da Universidade de São Paulo, produziram o artigo “Empreendedorismo de migrantes, práticas de criação de valor e transformação urbana em São Paulo, Brasil”, publicado na Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, n. 1, de janeiro/abril de 2019, periódico associado da ABEC.

Nele, os autores coletam dados de São Paulo e, do ponto de vista conceitual, abordam as formas através dos quais os imigrantes criam “bens” culturais, incluindo objetos materiais, serviços e experiências. Além disso, consideram as práticas pelas quais os migrantes mobilizam identidades, histórias e conhecimentos culturais específicos como recursos para a construção de experiências. 

Foram diferenciados cinco conjuntos de práticas empreendedoras: objetificação do eu, estetização da alteridade, autenticação de experiências gastronômicas em locais específicos, construção de locais de hospitalidade e práticas de “vitrinização” (com a criação de plataformas para a divulgação de talentos dos migrantes). 

Por fim, há a discussão de potenciais consequências das práticas citadas para os migrantes, consumidores, ambientes urbanos e seus residentes. E os autores ainda identificam caminhos para pesquisas futuras sobre o tema. 

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2JV9GeE ou pelo DOI https://doi.org/10.7784/rbtur.v13i1.1538

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil