quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Curso da ABEC reúne editores científicos de todo o Brasil com foco em aprimorar a divulgação da ciência no país

Curso da ABEC reúne editores científicos de todo o Brasil com foco em aprimorar a divulgação da ciência no país

 

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) reuniu, durante os dias 11 e 12 de junho, 150 profissionais que se dedicam à promover a divulgação científica em diferentes regiões do Brasil. O XXVI Curso de Editoração Científica da ABEC foi realizado no Auditório Altino Antunes,  da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP). Uma oportunidade de atualizar conhecimentos sobre técnicas para alcançar eficiência e eficácia em suas publicações.DSC_0133

O presidente da ABEC, Rui Seabra Ferreira Júnior, destacou, no encerramento do evento, que o curso de editoração científica promovido pela entidade sempre foi conhecido por ter como público-alvo os jovens e iniciantes editores. No entanto, considerou ele, a edição deste ano surpreendeu pela qualidade das palestras e também pelo nível das perguntas da plateia.

“Foram questionamentos extremamente críticos e bem elaborados, o que mostra o preparo dos editores brasileiros”, observou. “Tivemos dois dias extremamente produtivos de discussões de alto nível. E acredito que saímos melhores do que chegamos”, concluiu.DSC_0143

Suzana Caetano da Silva Lannes lembrou que a ABEC cumpriu o seu compromisso com a editoração científica brasileira ao reunir os profissionais para discutir o futuro da divulgação da ciência no país. “Como editora e professora da USP, foi um prazer receber os colegas em São Paulo para essa importante oportunidade de capacitação na nossa área”, frisou.

Aparecida Vanconcelos, editora adjunta do periódico Perspectiva Teológica, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, participou pela sétima vez de um evento promovido pela ABEC. Segundo ela, cada um deles foi uma oportunidade para que, como editora, aperfeiçoasse o processo editorial da sua publicação.  “Buscamos sempre uma maior qualidade da publicação e também a internacionalização do nosso periódico. Diante disso, sou muito grata à ABEC por tudo que aprendi e pela evolução que pude levar para o meu trabalho como editora”, ressaltou.

Neste ano, um dos pontos altos do CEC foi a mesa redonda “Objetivos, resultados e consequências da avaliação de periódicos”. A atividade contou com as seguintes palestras:

Critérios Qualis para classificação de periódicos – Rui Seabra Ferreira Jr – Unesp; Critérios do CNPq para avaliação de periódicos – Adriana Maria Tonini – CNPq; Critérios SciELO para indexação de periódicos – Abel Packer – SciELO;

O moderadoDSC_0159r foi Carlos Frederico de Oliveira Graeff, pró-reitor de Pesquisa da Unesp

 

Sobre o XXVI CEC

O curso busca capacitar os participantes em publicação de artigos científicos para atribuição de qualidade aos periódicos brasileiros. São palestras, mesas-redondas e minicurso, com temas fundamentais para a publicação científica, como gestão e internacionalização do periódico, uso de Preprints, revisão por pares, OJS, DOI, entre outros.

A programação completa do evento está disponível em:

http://xxvicec.abecbrasil.org.br/xxvicec/programacao

 

Participe do ABEC Meeting 2019

A ABEC realizará no período de 17 a 20 de setembro de 2019, no Teatro Celina Queiroz da UNIFOR – Universidade de Fortaleza, o ABEC MEETING 2019.

Visando atender às expectativas dos participantes, foi preparada uma programação abrangente buscando oferecer desde os fundamentos da editoração científica, até o debate de tópicos mais avançados alinhados com o cenário internacional.

Por meio de palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e rodas de conversa, o ABEC MEETING 2019 propiciará aos participantes um ambiente para troca de experiência e compartilhamento de conhecimento. Serão disponibilizadas informações sobre as melhores práticas editoriais internacionais e as ferramentas mais utilizadas, contribuindo assim na formação daqueles envolvidos com a produção de um periódico científico.

Para mais informações e inscrições, em breve, acesse:

http://meeting19.abecbrasil.org.br/

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil