quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Temas polêmicos e atuais estão em pauta no XXVI Curso de Editoração Científica da ABEC

Temas polêmicos e atuais estão em pauta no XXVI Curso de Editoração Científica da ABEC

A Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) promoveu nesta terça-feira, 11, no Auditório Altino Antunes,  da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), o primeiro dia de atividades do XXVI Curso de Editoração Científica. Editores científicos de diversas regiões do país estão reunidos com a oportunidade de atualizar seus conhecimentos sobre técnicas para alcançar eficiência e eficácia em suas publicações.

O curso busca capacitar os participantes em publicação de artigos científicos para atribuição de qualidade aos periódicos brasileiros. São palestras, mesas-redondas e minicurso, com temas fundamentais para a publicação científica, como gestão e internacionalização do periódico, uso de Preprints, revisão por pares, OJS, DOI, entre outros.

Para o presidente da ABEC, Rui Seabra Ferreira Júnior, o XXVI Curso de EditoraçWhatsApp Image 2019-06-11 at 23.52.24ão Científica trouxe à tona temas de grande relevância para o dia a dia dos editores.”Os temas estão agradando a plateia. São assuntos polêmicos e atuais, que estão em pauta em outros países e também, por exemplo no Conselho Norte Americano de Editores, ou seja, temas que os editores brasileiros precisam aprender na prática”, destacou.

O primeiro tema ser debatido foi: “Inovação e Governo Aberto na Ciência – Mecanismos de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil”, em palestra ministrada por Juliana Meireles Fortaleza – EMBRAPA. Em seguida, foi a vez do professor Benedito Barraviera, diretor do Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) da Unesp e membro da Diretoria da ABEC. Ele falou sobre “Como redigir um bom artigo científico”.

Também membro da Diretoria da ABEC, Ricardo Antunes de Azevedo, da USP, discorreu sobre as diversas vertentes que envolvem “A relação autor-revisor-editor em periódicos internacionais” e fechando o ciclo de apresentações do período da manhã, o presidente da ABEC, professor Rui Seabra, convidou os editores a debaterem sobre os principais pontos que envolvem “A internacionalização de um periódico científico”.

DSC_0130Pouco antes da pausa para o almoço, houve uma apresentação do Coral da USP, que envolveu e emocionou os participantes do XXVI Curso de Editoração Científica da ABEC.

No período da tarde, foi a vez de Ilda Fontes  – EAESP–FGV, conversar com a plateia sobre “Gestão de um periódico científico. O papel do editor chefe / Composição do comitê editorial”. Luís Gustavo S. Gomes,coordenador de Ad ministração do SciELO, subiu ao palco na sequência para falar sobre um tema que interessa a todos: “Custo das publicações científicas”.

SigmaDSC_0014r de Mello Rode, presidente anterior da ABEC, prendeu a atenção do público presente ao explicar Como obter revisões construtivas e eficazes”. Já na etapa final do intenso dia de atividades, Elisabete Werlang, da Diretoria da ABEC e da UFSC, pontuou observações relevantes sobre o processo de “Revisão por pares”. E, por fim, Abel Packer, da SciELO, abordou o “Uso de Preprints na publicação científica”.

Mais detalhes do investimento e programação completa do segundo dia do curso, podem ser acessados no link http://xxvicec.abecbrasil.org.br/xxvicec/.

 

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil