sábado , 20 de abril de 2024
Home / Blog / Dados de câncer de mama não metastático em mulheres jovens

Dados de câncer de mama não metastático em mulheres jovens

226168-P1KJSQ-384De acordo com dados de 2015 do Atlas de Mortalidade por Câncer, o câncer de mama causou a morte de 15.593 mulheres e 187 homens. Os últimos números apontavam a expectativa de 59.700 novos casos da doença – apenas no Brasil. Trata-se da principal causa fatal relacionada ao câncer em pacientes de 20 a 59 anos. E as mulheres jovens acometidas pela patologia costumam ter tumores maiores e mais agressivos. 

Como na literatura há poucos estudos para essa faixa etária, os autores Juliana Cunha e Silva Ominelli de Souza, Andrew Sá Nunes, Jesse Lopes da Silva, Aline Coelho Gonçalves e Suzanne Crocamo Ventilari da Costa, todos do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), no Rio de Janeiro, produziram o artigo “Real-World Data Related to Non-Metastatic Breast Cancer in Young Women: Experience of a Single Institution” (“Dados do Mundo Real sobre Câncer de Mama não Metastático em Mulheres Jovens: Experiência em uma Única Instituição”, na tradução), publicado na Revista Brasileira de Cancerologia, v. 64, n. 1, de janeiro/fevereiro/março de 2018, periódico associado da ABEC.

O estudo avaliou o perfil clínico de mulheres muito jovens com câncer de mama não metastático. Para isso, analisaram 196 pessoas com 30 anos ou menos, tratadas entre 1993 e 2011, no INCA, no Rio de Janeiro. Foram avaliadas a sobrevida livre de progressão e a sobrevida global e comparados a diferentes trabalhos.

A conclusão foi de que a doença não é frequente em pacientes jovens, especialmente nos com menos de 30 anos. Observaram também a predominância de doença avançada em local específico, bem como características patológicas de pior prognóstico. Apesar do tratamento ser agressivo, as pacientes tiveram piores desfechos em comparação aos descritos em outros estudos. 

O artigo completo pode ser encontrado pelo DOI https://doi.org/10.32635/2176-9745.RBC.2018v64n1.116.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil