sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / A visão do exótico e espetaculoso da Amazônia

A visão do exótico e espetaculoso da Amazônia

rio-1841419_1920A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo. Distribuída entre 9 países, conta com mais de 7 milhões de km². Tanto espaço, naturalmente, abriga diversas paisagens e inúmeros contextos. Alguns deles apontam um exotismo e espetaculosidade, condizente com sua magnificência. Outras, no entanto, mostram apenas um retrato descontextualizado. 

Assim, os autores Rafael de Figueiredo Lopes e Wilson de Souza Nogueira, ambos da Universidade Federal do Amazonas, elaboraram o artigo “A construção histórica e social do “exotismo amazônico””, publicado na Revista Interfaces Científicas – Educação, v. 7, n. 3, de outubro de 2018, periódico associado da ABEC. 

O estudo propõe uma reflexão sobre o contexto exótico e espetacular atribuído à Amazônia, numa perspectiva metodológica ecossistêmica comunicacional. Para isso, analisaram este fenômeno na união entre os fatores históricos, humanos, socioculturais, ambientais e tecnológicos, numa contextualização mais ampla. 

Verificaram, então, a construção de ideias e valores propagados no senso comum, principalmente pelos meios de comunicação, pautado pela visão de ideologias hegemônicas. Portanto, a maioria das concepções sobre a Amazônia reproduzem símbolos e valores do imaginário colonizado, com reforço de estereótipos, clichês culturais e limitação da compreensão das singularidades de uma região tão diversificada.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2LTv8kt ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2018v7n1p137–148

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil