quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Blog / Qual a maior prevalência da posição de dentes do siso retirados?

Qual a maior prevalência da posição de dentes do siso retirados?

156Os terceiros molares da arcada dentária são popularmente conhecidos como dente do siso. Sua função principal é triturar os alimentos. No entanto, como estes nascem depois dos demais dentes, a chance de haver problemas e mudanças em sua posição é grande. E isso pode gerar algumas doenças e infecções. 

Neste contexto, os autores Thamires Cícera Teixeira, Lia Dietrich, Leopoldo Henrique Barboza Martins, Cláudia Maria de Oliveira Andrade e Marcelo Dias Moreira de Assis Costa elaboraram o artigo “Prevalência da inclinação e profundidade dos terceiros molares superiores e inferiores, segundo a classificação de Winter e Pell & Gregory, através de análise radiográfica dos pacientes atendidos na policlínica da Faculdade Patos de Minas”, publicado na Revista de Odontologia Contemporânea, v. 2, n. 2, de dezembro de 2018, periódico associado da ABEC.

O trabalho analisa a radiografia dos terceiros molares superiores e inferiores extraídos de pacientes da Policlínica da Faculdade Patos de Minas (FPM) e identifica e descreve suas posições e inclinações de acordo com a classificação de Wintter, Pell & Gregory. Estas foram avaliadas com a ajuda de um negatoscópio (aparelho que auxilia na visualização das radiografias) e os dados transferidos para uma ficha personalizada.

Os resultados, mostrados em forma de gráficos, mostram a prevalência da posição A para os terceiros molares superiores (onde este está no mesmo plano ou acima do segundo molar), posição AI para os inferiores (quando há espaço entre a lateral do segundo molar e a borda da mandíbula e quando o diâmetro do meio da lateral da parte de cima do terceiro molar está totalmente à frente) e inclinação vertical para ambas as arcadas.

O estudo completo pode ser visto em http://bit.ly/33ocmYJ ou pelo DOI https://doi.org/10.31991/roc2594-8474/v2n22018p.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Integridade, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na editoração científica em debate no ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu

Integridade em publicação científica e os Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na editoração ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil