terça-feira , 23 de abril de 2024
Home / Blog / A falta de lideranças políticas e sua relação com a crise do Brasil

A falta de lideranças políticas e sua relação com a crise do Brasil

Crédito: Jonas Pereira/Agência Senado
Crédito: Jonas Pereira/Agência Senado

Ao longo da História, as lideranças políticas brasileiras assumiram diferentes papéis. Entre as características marcantes deste tipo de pessoa estão a percepção do momento histórico vivido, consciência das circunstâncias, perspicácia e habilidades de relacionamento. Somente dessa maneira conseguem persuadir um grupo para efetivar transformações políticas, econômicas e/ou sociais.

Assim, o autor Carlos Melo, do Instituto de Ensino e Pesquisa Insper, elaborou o artigo “Liderança Política no Brasil: processo e diagnóstico de uma crise (Ausência de liderança política, a verdadeira crise brasileira)”, publicado na Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, v. 11, n. 30, de setembro/dezembro de 2017, periódico associado da ABEC. 

Segundo o autor, políticos com as aptidões mencionadas acima estão em falta no Brasil. Os presidentes Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) são citados como os últimos casos mais emblemáticos. O artigo apresenta e discute o quadro e propõe uma reflexão acerca da falta de figuras de liderança política no país.

A conclusão é de que este problema é o principal motivo para a crise econômica, social e democrática vivida no Brasil nos dias de hoje. Reafirma a necessidade de discutir e compreender o processo para encontrar uma saída. Cita ainda Dilma Rousseff, seus aliados e antagonistas como, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas da questão.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/LidPol_ABEC ou pelo DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v11i30.2263.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.ogr.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil