sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Blog / A imunologia e o desenvolvimento cerebral e de transtornos psiquiátricos

A imunologia e o desenvolvimento cerebral e de transtornos psiquiátricos

 

Neste contexto, os autores James F. Leckman, Pedro G. de Alvarenga, Beatriz Ravagnani e Isaac N. S. Johnson produziram o artigo “What does immunology have to do with brain development and neuropsychiatric disorders?” (“O que a imunologia tem a ver com o desenvolvimento cerebral e de transtornos neuropsiquiátricos?”, na tradução literal), publicado na Revista de Medicina, v. 98, n. 4, de julho/agosto de 2019, periódico associado da ABEC. 

O trabalho busca revisar os dados disponíveis sobre a função do sistema imunológico e sua associação com o desenvolvimento natural do cérebro, além da fisiopatogenia de transtornos de neurodesenvolvimento e neuropsiquiátricos. Para isso, fizeram uma pesquisa bibliográfica para encontrar artigos de revisão relevantes da área. 

Os resultados reforçam a importância do sistema imunológico no desenvolvimento normal do cérebro e a formação de circuitos neurais, principalmente em pessoas com autismo, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo, síndrome de Tourette, depressão, transtornos do humor, distúrbios autoimunes e neurodegenerativos. Indícios ainda mostram influência do eixo intestino-cerebral e do microbioma à saúde e bem-estar físico e mental do ser humano. 

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2QX7414 ou pelo DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i4p241-253.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Doação renal cruzada internacional salva vidas em Portugal

          A doação renal cruzada é uma estratégia promissora para aumentar o acesso ao transplante ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil