sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / Reflexões acerca da medicina baseada em evidências

Reflexões acerca da medicina baseada em evidências

Clinic Personnel ConceptO estudo da Medicina é amplo e variado. Existe, por exemplo, a chamada “medicina baseada em evidências”. Esta se fundamenta em estudos teóricos, casos anteriores ou conversas com colegas de profissão, que auxiliam o médico a pensar numa estratégia mais eficaz para o tratamento de um paciente particular. Ou seja, pensar nas probabilidades para optar pela melhor escolha – que não necessariamente é a opção correta.

Neste contexto, o editor Luis Cláudio Lemos Correia, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, elaborou o editorial “Why Unbox Evidence-based Medicine?” (“Por que desembalar a medicina baseada em evidências?”, na tradução literal), publicado no Journal of Evidence-Based Healthcare, v. 1, n. 1, de junho de 2019, periódico associado da ABEC.

O autor retrata sua experiência de ensino da medicina baseada em evidências a estudantes do curso de graduação e a médicos em outras atividades extracurriculares, cita Willian Osler e suas afirmações acerca da medicina, como uma “ciência da incerteza” e “arte da probabilidade”, discorre sobre as incertezas acerca do tema e inicia uma discussão sobre o assunto.

Ele também fala da importância do paciente e da sensibilidade do médico para levar em conta as suas condições clínicas, mentais, espirituais e demais particularidades. Trata o cuidador como o melhor empregador do conhecimento de revisão sistemática da medicina baseada em evidências, enfatiza a necessidade de entender o mundo real, com muitos preconceitos, e ressalta a intenção do periódico em tornar a medicina mais interessante e gratificante.

O texto completo pode ser lido em http://bit.ly/3a8Yox7 ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.17267/2675-021Xevidence.v1i1.2364.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil