quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Blog / Rio de Janeiro: 61 anos de mudanças climáticas

Rio de Janeiro: 61 anos de mudanças climáticas

Global warming poster with tree on earthO aquecimento global é uma realidade. E, cada vez mais, o mundo tem sofrido as consequências. Os atos humanos e os naturais possuem seus respectivos efeitos no meio ambiente. As alterações de temperatura, claro, são as mais comuns – e as mais fáceis de serem sentidas por todos. E é importante saber quais impactos essas mudanças podem trazer.

Assim, os autores Cléber Barreto Espíndola, Gilmara Ferreira Alvim e Wagner de Souza Pereira elaboraram o artigo “Análise dos registros de 61 anos de dados de temperaturas no município de Seropédica, RJ, Brasil”, publicado na revista Perspectivas da Ciência e Tecnologia, v. 10, de 2018, periódico associado da ABEC. 

O trabalho analisa os dados referentes às temperaturas mínimas, médias e máximas, bem como as temperaturas absolutas registradas entre 1941 e 2001, cedidas pela Estação Agrícola de Seropédica, cidade do Rio de Janeiro. Os períodos foram divididos em décadas e, em seguida, retiraram a normal climática do todo.

Os resultados mostraram que a temperatura está aumentando. Isso pôde ser comprovado pela diferença da média do primeiro e do último período estudados, onde há uma elevação de 1,73°C na média das mínimas, um crescimento de 0,49°C das máximas e de 1,11°C de diferença nas temperaturas médias. Os autores ressaltam a necessidade de mais estudos para certificar os efeitos reais da mudança no meio ambiente.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2uNUMRj ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.22407/1984-5693.2018.v10.p.143-149

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil