sábado , 20 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Nova Diretoria e Conselhos da ABEC tomam posse para a gestão 2020/2022

Nova Diretoria e Conselhos da ABEC tomam posse para a gestão 2020/2022

DSC_0137Na manhã desta quinta-feira, 12, Dia da Bibliotecária, foi realizada, no Hotel Nobile Suites Congonhas, em São Paulo, a posse da nova Diretoria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) para a gestão 2020/2022. A cerimônia contou com a presença também dos conselheiros eleitos, além de funcionários e outros convidados.

Logo após a solenidade, o presidente eleito, professor Sigmar de Melo Rode, conduziu a primeira reunião de trabalho com os membros da Diretoria e dos Conselhos. Os conselheiros também tiveram seu momento de planejar os próximos passos que serão conduzidos por cada grupo (saiba quem são eles: https://www.abecbrasil.org.br/novo/diretoria/).

Na opinião do ex-vice-presidente da ABEC, professor Ricardo Azevedo, presente na cerimônia, o processo de renovação da Diretoria é saudável. “Está havendo uma transição de grupos, de pessoas e de ideias. Isso é importante. Sempre fui adepto da renovação. É preciso, com isso, avançar. Para a ABEC, assim como para qualquer outra instituição, é muito importante”, disse.

Entre outros fatores mencionados como evolução da Associação, Azevedo considerou um avanço o crescimento do ABEC Meeting nos últimos anos, em especial com a diversificação de sua programação e a ampliação de sua abrangência, chegando a outros estados brasileiros.  Ele ainda ponderou que a nova gestão terá como um dos grandes desafios a obtenção de recursos para tocar seus projetos e também citou a necessidade de observar as constantes mudanças editoriais no mundo. “O acesso aberto é uma delas. Precisamos estar atentos para atender, não apenas os periódicos, mas também os nossos associados. Tenho certeza da competência das equipes que estarão no comando da ABEC a partir de agora”, completou.

Professora Lia Machado Fiuza Fialho, vice-presidente eleita da ABEC Brasil, ao agradecer os associados por ajudarem na construção da história da entidade, disse que seu objetivo é honrar a confiança de cada um em sua gestão. “Eu também entrei em contato com a ABEC por meio de um de seus eventos, o ABEC Meeting, e fui atrás da associação com o objetivo da busca por aprendizado. Essa entidade que se tornou referência no Brasil no que diz respeito ao apoio à disseminação de conhecimento científico”, lembrou ela, que já foi uma das vencedoras do Prêmio Editor do Futuro.DSC_0079

Lia declarou que faz parte de uma gestão que vai “acolher” os associados. “Queremos ter um olhar atento a todas as regiões do Brasil. Por isso, montamos uma chapa com várias representações, de diferentes localidades do país, para também nos aproximarmos das associações científicas”, observou. “A ABEC não é da Diretoria, ela é de todos nós, associados. Juntos, vamos construir uma associação mais unida, mais harmônica e mais próxima de cada um dos sócios”, concluiu.

Novo presidente – Em seu discurso, professor Sigmar fez questão de destacar que pretende contar com o apoio do professor Ricardo Azevedo, ex-vice-presidente da ABEC Brasil, presente na cerimônia. O novo presidente também agradeceu à antiga gestão por todas as contribuições dadas à evolução da Associação.

Crossref – Entre as novidades que anunciou durante sua fala, Sigmar informou que a ABEC Brasil será a representante para a América do Sul do Crossref. “Estamos expandindo nossas atividades junto ao Crossref de maneira bastante incisiva”, destacou.

DSC_0157

Sigmar também colocou que assumiu a coordenação do Marco 6, do 4º Plano de Ação do Brasil para Governo Aberto, com a promoção de atividades em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para os editores científicos.

Parcerias – Sigmar anunciou que estão previstos, ainda para este ano, cursos presenciais, em parceria com a SciELO, voltados a editores científicos. E comemorou um trabalho que será desenvolvido em conjunto com a Agência Bori, fundada em 2020 pelas jornalistas Sabine Righetti e Ana Paula Morales.

Nova avaliação Qualis – Por último, o novo presidente da ABEC divulgou a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar para apresentar uma proposta, para a Capes, de elaboração de um novo modelo de avaliação Qualis. “Essa proposta deverá ser tripartite (ABEC, SBPC, SciELO) e vamos apresentar à Capes. Nossa função é sugerir melhorias”, enfatizou.

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil