quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC Brasil discute o futuro do repositório de dados de pesquisa em minicurso

ABEC Brasil discute o futuro do repositório de dados de pesquisa em minicurso

repositorioA ABEC Brasil realizou, na última terça, 25, o minicurso virtual “Repositórios de dados de pesquisa: a “nova” forma de publicar”, com Claudia Medeiros, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Foram mais de 90 participantes simultâneos no encontro.

Claudia Bueno, bibliotecária da UFG, coordenadora do Portal de Periódicos e membro do Conselho Deliberativo da ABEC Brasil, fez a abertura do evento agradecendo os presentes e os associados e comandando uma enquete para conhecer melhor o perfil do público.

Claudia Medeiros abordou dados de pesquisa, repositório, periódicos, revisão de dados. “Manter um repositório custa muito caro, precisa manter pessoal capacitado. Mas periódicos internacionais vão exigir artigos em repositórios para que os revisores possam verificar e os leitores reutilizar dados. Os revisores precisam saber encontrar e analisar os dados para verificar a confiabilidade e a veracidade. Todos precisam se preparar para isso”, afirmou.

Na sequência, tratou da ciência aberta e seus benefícios, compromisso ético, boas práticas, metadados e certificação. “Qualquer pessoa e sistemas podem descobrir se os dados existem, como e se podem obtê-los. Mas não necessariamente eles estarão abertos. Existem muitos fatores envolvidos, como restrições de segurança, confidencialidade, ética, propriedade intelectual, entre outros”, pontua.

No final, Claudia Medeiros respondeu a perguntas dos presentes.

Próximos eventos
A ABEC Brasil realiza, no dia 10 de setembro, às 16h, o webinar Analisando a sua revista pelo Fator de Impacto, com Monica Silveira (Clarivate). No encontro, serão postas questões essenciais para compreensão do Fator de Impacto (FI) e parâmetros para análise do periódico. Como é o cálculo do FI? Como analisar a contribuição do artigo para o cálculo do FI? Como entrar no JCR?

Para se inscrever, acesse www.abecbrasil.org.br/minicurso.

Além disso, as submissões de trabalhos técnicos/científicos para a Sessão de Comunicação Oral e a inscrição para o Prêmio Jovem Editor Jürgen Döbereiner 2020, atividades do ABEC Meeting Live 2020 – 35 anos de ABEC Brasil, estão disponíveis e podem ser feitas até o dia 30 de agosto.

Mais informações em https://meeting20.abecbrasil.org.br

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil