sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC Brasil trata da importância das redes sociais na divulgação científica em webinar

ABEC Brasil trata da importância das redes sociais na divulgação científica em webinar

Roda de conversa GermanaA ABEC Brasil realizou, na última sexta-feira, 14, a Roda de Conversa virtual Revistas e artigos científicos nas redes sociais: estratégias, métricas e impactos, ministrada por Germana Barata, da ABEC e Labjor/Unicamp. O encontro ainda contou com a participação especial de Roberta Cerqueira, da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos.

Foram mais de 250 espectadores simultâneos na plataforma Zoom e outros 60 pelo YouTube.

Na abertura, Eloisa Principe, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), organizou uma enquete para conhecer o perfil dos participantes.

Germana, na sequência, falou sobre a importância das redes sociais na comunicação das pesquisas científicas, altmetria e dados de periódicos, citando trabalhos sobre a covid-19. “O acesso aberto é muito importante para a divulgação científica. Se não, como as pessoas vão acessar a informação? Os pesquisadores precisam fazer comunicação, não apenas divulgar o conteúdo, e num formato responsivo aos leitores e interessados”, diz.

Roda de Conversa RobertaDepois, Roberta tratou da percepção de como operam as redes sociais e o papel dos periódicos na disseminação do conhecimento, exemplificando com a dinâmica da revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos. “A natureza da revista é disseminar. Quando falo isso, estou me referindo a compartilhar entre pares. A gente não pode perder de vista que elas são produzidas para atender a um núcleo de pesquisa, troca de experiências, controvérsias, para um público especializado, mas é importante ir além. Abrir os artigos para outras áreas”, afirma.

Por fim, ambas responderam a alguns questionamentos do chat.

A roda de conversa completa pode ser acessada em: https://www.youtube.com/watch?v=hPvc350mJ6E

Próximos eventos
A ABEC Brasil realiza, no dia 25 de agosto, a partir das 16h, o minicurso virtual Repositórios de dados de pesquisa: a “nova” forma de publicar, com Claudia Medeiros (Fapesp). Nesse evento será abordada a inter-relação dos periódicos com repositórios, atendendo às melhores práticas em Ciência Aberta. O que são repositórios de dados? Quais repositórios os editores devem considerar para o periódico? Como citar um arquivo ou repositório de dados?

E no dia 10 de setembro, às 16h, a Associação apresenta o webinar Analisando a sua revista pelo Fator de Impacto, com Monica Silveira (Clarivate). No encontro serão postas questões essenciais para compreensão do Fator de Impacto (FI) e parâmetros para análise do periódico. Como é o cálculo do FI? Como analisar a contribuição do artigo para o cálculo do FI? Como entrar no JCR?

Para se inscrever, acesse www.abecbrasil.org.br/minicurso.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil