quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Blog / Pediatras têm papel fundamental no diagnóstico precoce de distúrbios do sono na infância

Pediatras têm papel fundamental no diagnóstico precoce de distúrbios do sono na infância

The newborn baby slept on a white bed and hugged the bear.

Quem é pai e mãe sabe o que é perder horas de sono na madrugada para fazer o filho (a) voltar a dormir. Algo normal, especialmente nos primeiros anos de vida. Despertares associados à fome ou qualquer desconforto são naturais nos recém-nascidos. 

A medida que cresce, a criança consegue regular melhor seu ciclo circadiano. No entanto, distúrbios do sono podem se manter frequentes. Estima-se que de 20% e 30% das crianças apresentem, até a adolescência, alguma alteração do sono.

Mas apesar de existir exames bastante assertivos como a polissonografia, que monitora as atividades do paciente durante o sono, o médico pediatra ainda exerce papel fundamental no processo de investigação e diagnóstico precoce que motivam a insônia nos pequenos.

É o que reforça o artigo “Distúrbios do Sono na Infância” produzido pelas médicas Camila dos Santos El Halal e Magda Lahorgue Nunes, do Rio Grande do Sul, e publicado na revista Residência Pediátrica, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), associada à ABEC.

Nesta publicação, as autoras classificam as principais causas de insônia de acordo com cada faixa etária. Também citam os sinais que a criança pode apresentar, além das melhores estratégias de tratamentos em cada situação.  

O artigo completo pode ser acessado em: 

http://residenciapediatrica.com.br/detalhes/347/disturbios%20do%20sono%20na%20infancia

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil