quinta-feira , 18 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Programa SciELO lança seu repositório de dados, o SciELO Data

Programa SciELO lança seu repositório de dados, o SciELO Data

download (1)O Programa SciELO lançou o seu repositório de dados, o SciELO Data. Projetado para operar com os periódicos das coleções da Rede SciELO, tem o intuito de colaborar para o avanço da comunicação das pesquisas e o alinhamento com a Ciência Aberta. Ele pode ser acessado no link https://data.scielo.org.

Sobre
O SciELO Data poderá ser utilizado por autores que submetem manuscritos aos periódicos da Rede SciELO e ao servidor SciELO Preprints. A submissão de um ou mais arquivos associados a um manuscrito poderá ser feita em paralelo à submissão do manuscrito ou após a sua aprovação ou publicação. A submissão em paralelo é recomendada pois os conteúdos dos arquivos servem de antecedentes no processo de avaliação dos manuscritos. O SciELO Data poderá também ser utilizado para o depósito de arquivos de pesquisas comunicadas anteriormente em periódicos da Rede SciELO.

Os conjuntos de arquivos associados a um manuscrito em avaliação ou a um artigo já publicado serão indexados, armazenados, preservados, interoperados e publicados por meio do SciELO Data seguindo o estado da arte, com identificação persistente no sistema DOI e com metadados exaustivos em consonância com os princípios FAIR – encontrável/findable, acessível/acessible, interoperável/interoperable e reusável/reusable. Os arquivos no SciELO Data são, portanto, objetos de comunicação citáveis. O SciELO Data utilizará as metodologias e tecnologias do sistema Dataverse da Harvard University e integra sua rede de repositórios.

O repositório SciELO Data será implantado em cooperação direta com os periódicos SciELO inicialmente de modo piloto com o objetivo de promover progressivamente o domínio das metodologias e tecnologias. A operação piloto está prevista até o final de 2020. A perspectiva é que a partir de janeiro de 2021 a maioria dos periódicos das coleções nacionais da Rede SciELO poderão operar o compartilhamento de dados associados às pesquisas que comunicam.

Durante a operação piloto, as consultas de autores, editores e equipes de gestão editorial sobre a operação do SciELO Data poderão ser dirigidas ao email data@scielo.org.

Fonte: SciELO

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil