sexta-feira , 29 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC Meeting Live 2020 abre semana de eventos com novidades e premiação

ABEC Meeting Live 2020 abre semana de eventos com novidades e premiação

A Associação Brasileira de Editores Científicos iniciou, nesta terça-feira, 22, o ABEC Meeting Live 2020 – 35 anos de ABEC Brasil. O encontro, totalmente online, teve a participação de mais de 190 pessoas, com muita troca de informação e saberes.

O professor Sigmar Rode, presidente da ABEC Brasil, discursou na abertura oficial, falando sobre a nova gestão, a necessidade de mudanças diante da pandemia e os próximos passos. “Em respeito à ciência e aos periódicos científicos, encontramos a maneira de fazer o ABEC Meeting, através de lives, com os recursos da internet, para chegar a todos os associados. Estamos trabalhando para, definitivamente, incluir no estatuto para que possamos fazer todas as atividades online, para atingir ainda mais pessoas”, afirma.

Vinicius Gomes de Vasconcellos, da Revista Brasileira de Direito Processual Penal
Vinicius Gomes de Vasconcellos, da Revista Brasileira de Direito Processual Penal

Além disso, agradeceu o trabalho de toda a equipe e anunciou o futuro lançamento da ABEC Educação, plataforma com cursos de capacitação para editores, revisores, autores e demais participantes dos processos de editoração científica.

Na sequência, Vinicius Gomes de Vasconcellos, da Revista Brasileira de Direito Processual Penal, foi anunciado como vencedor do Prêmio Jovem Editor 2020 Jürgen Döbereiner. Ele agradeceu e contou sobre sua trajetória profissional dentro do periódico. “Este é um reconhecimento muito grande ao trabalho na área do direito, que está se desenvolvendo e se consolidando no âmbito das revistas científicas”, diz.

Professor Benedito Barraviera, da Universidade Estadual Paulista
Professor Benedito Barraviera, da Universidade Estadual Paulista

Na primeira palestra do encontro, professor Benedito Barraviera, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), relembrou a trajetória da ABEC Brasil e a evolução do Fator de Impacto (FI) na base Web of Science (WoS) dos periódicos nacionais. “Não há dúvidas de que a ciência brasileira está internacionalizada. As revistas estão próximas e conversam entre si. O que os editores precisam discutir é em qual idioma vão publicar”, salienta.

 

Mesa redonda
Em seguida, Eloísa Príncipe, do Conselho Deliberativo da ABEC Brasil, foi a moderadora da mesa redonda “Como conseguir bons avaliadores e boas avaliações”. Nesta, Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), falou sobre “Indicação do revisor pelo autor: aceitar ou não aceitar – eis a questão!”. “Temos de entender a situação dos revisores, que estão abarrotados de trabalho. E mesmo que queiram ajudar, eles ainda têm outros prazos. E lembrando que fazem o trabalho sem bolsa”, lembra.

Renato Paiva, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), tratou do “Desafio de conseguir e manter revisores”. “As dificuldades são normais. Mas precisamos superar as adversidades na busca e manutenção de revisores. Agradecer, informar sobre a publicação e referenciar a contribuição são algumas maneiras boas para isso”, elenca.

E Deborah Dias, da Clarivate Analytics, apresentou “Reconhecimento dos revisores: Publons”. “O Publons transforma a revisão em uma atividade gratificante e em resultado de pesquisa mensurável, ajuda editores a encontrar, selecionar, contatar e motivar revisores, além de fornecer uma proteção contra revisão fraudulenta”, enumera.

Segunda parte
Após breve pausa, Silvia Galleti, presidente do Conselho Deliberativo da Associação, moderou a mesa redonda “Alinhando o seu periódico para atender à Ciência Aberta”. Denise Peres, da SciELO Brasil versou sobre “Novos Critérios SciELO. Alinhamento do periódico no contexto da Ciência Aberta”. “A Ciência Aberta maximiza a razão de ser da ciência como empreendimento cooperativo acadêmico, social, econômico e cultural. Se torna uma geração confiável de novos conhecimentos”, indica.

Dulce Barbosa, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e editora da Revista Brasileira de Enfermagem, discutiu “Política de implantação da Ciência aberta: relato da REBEn”. “A Ciência Aberta pretende ser acessível, disponível, gratuita e transparente. Busca acelerar a difusão do conhecimento e dá acesso de todo o processo à comunidade acadêmica das pesquisas publicadas”, aponta.

Para encerrar o dia, Silvio Gallo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e editor da Pro-posições, desenvolveu “Os desafios para a prática da Ciência Aberta por periódicos da área de Humanidades”. “O conhecimento não é algo de quem produz. Aqueles que pensam e produzem o conhecimento devem os fazer para os outros. Não há outra forma de fazer ciência, senão seguindo os protocolos de Ciência Aberta”, enfatiza.

Silvia Galleti moderou a mesa redonda “Alinhando o seu periódico para atender à Ciência Aberta”, com Denise Peres, Dulce Barbosa e Silvio Gallo
Silvia Galleti moderou a mesa redonda “Alinhando o seu periódico para atender à Ciência Aberta”, com Denise Peres, Dulce Barbosa e Silvio Gallo

Próximo encontro
Nesta quarta-feira, 23, acontece o segundo dia de eventos, a partir das 14h. Serão duas mesa redondas, “O que fazer diante de má conduta: pontos de vista moral e legal” e “Plágio: o quê, como, quando?” e mais uma Sessão de Comunicação Oral.

Os detalhes e a programação completa podem ser acessados em https://meeting20.abecbrasil.org.br.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

Deixe uma resposta

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil