quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Fator de Impacto e os reflexos nos periódicos brasileiros

Fator de Impacto e os reflexos nos periódicos brasileiros

clarivateA ABEC Brasil realizou, na última quinta-feira, 10, a Roda de Conversa virtual Analisando a sua revista pelo Fator de Impacto, ministrada por Monica Silveira, da Clarivate. O encontro teve mais de 300 espectadores simultâneos na plataforma Zoom e outros 230 pelo YouTube.

Na abertura, Edna FS Montero, Segunda Tesoureira da ABEC Brasil, aplicou uma enquete, para conhecer o público.

Em sua fala, Monica contou sobre o trabalho da Clarivate, que inclui o Fator de Impacto (FI) e o JCR, como usar os relatórios para auxiliar na tomada de decisões dentro da área científica e o caminho para acessar o documento. “Com a potencialização das pesquisas, podemos encontrar o periódico ideal para publicar o seu artigo, pois o relatório compara as revistas e avalia seus desempenhos”, aponta.

Na sequência, abordou as questões técnicas para avaliação do FI e explicou como analisar a contribuição do artigo para o cálculo do Journal Impact Fator (JFI). “Revistas do índice de Artes e Humanidades não recebem nota porque, na comparação às Ciências Clínicas, Naturais e Sociais, diferem no tipo de conteúdo que é considerado importante do ponto de vista acadêmico, como a norma para a revisão do conteúdo, o comportamento das publicações e citações e a disponibilização do conteúdo”, pontua.

No final, Monica respondeu a alguns questionamentos.

A roda de conversa completa pode ser acessada em: http://bit.ly/ABEC_Clarivate

Próximos eventos
A Associação Brasileira de Editores Científicos realiza, entre os dias 22 e 25 de setembro, das 14h às 18h, o ABEC Meeting Live 2020 – 35 anos de ABEC Brasil. O congresso virtual contará com uma programação composta por mesas redondas, minicursos e palestras (confira a programação detalhada, neste link).

As inscrições e detalhes podem ser acessados em https://meeting20.abecbrasil.org.br.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

Deixe uma resposta

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil