sábado , 20 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Minicurso virtual recicla conhecimentos sobre o uso de softwares para detecção de similaridade em textos científicos

Minicurso virtual recicla conhecimentos sobre o uso de softwares para detecção de similaridade em textos científicos

A ABEC Brasil promoveu, dia 19 de novembro, o minicurso virtual “Uso de sistemas de detecção de similaridade”, com Marcelo Krokoscz (Fecap). Silvia Galetti, membro do Conselho Deliberativo da entidade foi a host do evento e a 2a. Tesoureira, Edna Frasson de Souza Montero, cuidou da mediação das perguntas e comentários.

O palestrante abordou o funcionamento de softwares detectores de similaridade: Como analisar e interpretar o relatório gerado? Quais são os índices de similaridade? Plágio ou similaridade? Oportunidade para troca de experiências e avanço do conhecimento dessa importante ferramenta que contribui para a integridade do processo editorial.

Minicurso_palestrante2Marcelo lembrou que os softwares de detecção de similaridade sofrem com a limitação do algoritmo. Por isso, é sempre importante a análise humana. “A maioria dos softwares atua no plágio literal (similaridade textual), mas há outras modalidades não-literais que não são identificadas”, destacou. Ao longo de sua apresentação ainda pontuou duas questões importantes: Relatório de similaridade pode não ser plágio e não-similaridade pode, sim, ser plágio.

Além da parte teórica, Marcelo aplicou textos originais e com plágio em algumas ferramentas de detecção para comprovar que, nem sempre, o software é capaz de identificar a similaridade. Eu sua explanação, ele salientou que os softwares de detecção de similaridade sofrem com a limitação do algoritmo. Por isso, é sempre importante a análise humana. “O que caracteriza a originalidade de um trabalho é a anterioridade”, acrescentou.

Na etapa final do minicurso, o palestrante elencou 5 fake news sobre os softwares de detecção de similaridade, ou seja, afirmações que não são verdadeiras. São elas: os relatórios gerados pelos softwares são RELATÓRIOS DE PLÁGIO; o PERCENTUAL de similaridade determina a extensão do PLÁGIO; existe um NÚMERO MÁGICO aceitável de texto copiado; softwares são “BAFÔMETROS” de plagiador e todos os softwares detectores SÃO IGUAIS.

Slogan alusivo aos 35 anos da ABEC é lançado oficialmente

Pouco antes da abertura do Minicurso foi lançado, pelo presidente da ABEC Brasil, professor Sigmar Rode, o slogan alusivo aos 35 anos da entidade. A frase, juntamente com o logotipo da entidade, compõem a marca que será utilizada pela associação até novembro de 2021.

Centenas de associados votaram para escolher o slogan e opinaram após analisarem três opções apresentadas. Muitos também enviaram comentários enaltecendo a atuação da entidade no apoio à publicação científica, papel importante refletido na frase vencedora.
Três associados foram sorteados e ganharam os seguintes prêmios:

Leda Verônica B. Dantas Silva = 1 bolsa de estudos
Leandro Souza da Silva = 2 bolsas de estudos
Adilson Pacheco de Souza = 3 bolsas de estudos

Próximos eventos

No dia 1 de dezembro, das 16h às 18h, será realizado o Webinar “Como garantir a preservação digital dos periódicos científicos”, com Miguel ngel Arellano (Ibict) e Gildenir Santos (SBU Unicamp).

Já no dia 4 de dezembro, das 16h às 17h30, acontecerá o Webinar “Dicas práticas para melhorar a sua revista”, com Deborah Dias e Mônica Silveira, da Clarivate.

As inscrições podem ser feitas no site da ABEC Brasil: 

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil