sábado , 20 de abril de 2024
Home / Blog / O psicodrama na preparação para a aposentadoria

O psicodrama na preparação para a aposentadoria

A aposentadoria traz um estilo de vida bem diferente. Nova rotina, mais tempo livre, outras responsabilidades. Nem todo mundo se acostuma com facilidade. Existem casos, inclusive, de situações mais graves, onde o cidadão passa por doenças, depressão, uso de álcool em excesso e demais consequências sociais causadas pelos problemas. Para contornar a questão, qualquer tipo de preparação é válido. 

Posto isso, a autora Maristela Colombo, do Instituto Riopretense de Psicodrama, elaborou o artigo “O uso do tatadrama como possibilidade de transformação na preparação para a aposentadoria”, publicado na Revista Brasileira Psicodrama, v. 28, n. 1, de janeiro/abril de 2020, periódico associado da ABEC Brasil.

O trabalho trata de um Sociodrama baseado em um Tatadrama, chamado “Novos tempos, novos rumos”, colocado em um Programa de Preparação para Aposentadoria, ministrado a servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A abordagem busca transformar através da ação, instigando os sentimentos e as relações entre grupos para uma melhor convivência.

O método utiliza a cultura popular brasileira das Bonequeiras no Pé de Manga do Crato, no Ceará, seus instrumentos de mudança e a simbologia do encontro com a própria pessoa. A autora observa que a aprendizagem acontece na vivência grupal e no compartilhamento. Dessa forma, o sentimento de pertencimento e de transformação aparecem.

O texto completo pode ser acessado em https://bit.ly/3kyY2o7 ou pelo DOI: https://doi.org/10.15329/2318-0498.19473

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil