terça-feira , 23 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Em 2020, ABEC Brasil e SBPC capacitaram 1.300 alunos em cursos de redação científica

Em 2020, ABEC Brasil e SBPC capacitaram 1.300 alunos em cursos de redação científica

Se consolidando cada vez mais em seu papel de oferecer capacitação aos editores científicos para contribuir com o aumento da qualidade das publicações, a ABEC Brasil  tem sido parceira da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na realização de treinamentos. Neste ano, membros da Diretoria da ABEC promoveram três edições do minicurso:  “Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico”, oferecido em julho, setembro e dezembro.  Foram seis horas de videoaulas gravadas disponibilizadas e duas horas de aulas, ao vivo, pela internet. Ao todo, foram 1.300 inscritos. 

O presidente Sigmar de Mello Rode, o secretário-geral Piotr Trzesniak e a 1ª Secretária Germana Barata estiveram à frente da capacitação. O evento teve uma grande procura o que motivou a SBPC e ABEC Brasil a promoverem outras duas edições do curso, com o mesmo conteúdo.

O curso focou nos processos de uma pesquisa científica, ensinando estratégias para planejar, organizar, revisar, editar, ler e escrever artigos. Voltado para profissionais da área, docentes e pesquisadores, serão discutidas habilidades de escrita básicas, relacionadas à gramática, clareza e estilo, relações com editores e ciência aberta.  

“Ficamos bastante satisfeitos com a procura que o minicurso teve logo em sua primeira edição. Por isso, para podermos atender a todos os interessados, decidimos abrir outras turmas. Foram 1.300 alunos participantes das três edições do curso. Isso mostra que a ABEC precisa seguir em frente com sua missão de contribuir para a qualificação da editoração científica no Brasil”, destaca o professor Sigmar Rode, presidente da ABEC Brasil.

Sobre a SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil