sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Especialistas da Clarivate dão dicas e apresentam boas práticas para melhorar revistas científicas

Especialistas da Clarivate dão dicas e apresentam boas práticas para melhorar revistas científicas

A ABEC Brasil, em parceria com a Clarivate, promoveu no dia 4 de dezembro o Webinar “Dicas e Boas Práticas para melhorar a sua revista”, com Deborah Dias e Mônica Silveira. O evento online, que contou com quase 200 participantes, abordou pontos importantes e sugestões de boas práticas para que os editores possam melhorar ainda mais a qualidade de suas revistas, não apenas visando a indexação em bases de dados internacionais, mas promovendo a visibilidade de suas publicações. A host foi a vice-presidente da ABEC Brasil, Lia Fialho.

Mônica pontuou a importância da Presença Online das revistas. Segundo ela, é preciso que seja uma página web profissional, acessível, atualizada, com todos os detalhes do periódico e conteúdo publicado. “Quem acessa precisa saber onde estão os conteúdos e como eles podem ser buscados”, destacou.
Já Débora enfatizou que “as métricas medem melhorias, mas a fonte de qualquer melhoria é o conteúdo da revista”.

Ela também observou que é fundamental que os editores analisem o desempenho do conteúdo publicado em suas revistas. “Quanto mais você entende o conteúdo da sua revista, mais parâmetros vai ter para buscar ações de melhorias”, salientou.monica_webinar
Entre as mensagens centrais da apresentação, as palestrantes lembraram que é recomendado seguir as convenções de periódicos acadêmicos com políticas e informações claras. Foram citados como exemplos: título da revista, objetivos e escopo, open access, licenciamento e direitos autorais, parâmetro de qualidade, políticas de ética e integridade, resumo e indexação.
Marketing e Comunicação
Mônica também abordou a necessidade de as revistas investirem energia em uma boa estratégia de Comunicação e Marketing. Como dicas, ela elencou que os periódicos devem: comparar as métricas, implantar alertas de conteúdos, patrocinar conferências e reuniões, incrementar o profissionalismo dos editores buscando consultorias.
A apresentação completa bem como o certificado do webinar estão disponíveis em nosso site. Acesse: https://www.abecbrasil.org.br/cursos/
Próximo evento
A ABEC Brasil promoverá, dia 10 de dezembro, a partir das 16 horas, o Webinar “Dez anos de transformações:
Uma perspectiva sobre integridade científica no Brasil a partir do BRISPE – Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics“, com Sonia Vasconcelos (IBqM/UFRJ – Chair VI BRISPE) e Adalberto Vieyra (IBCCF e CENABIO/UFRJ – Comitê VI BRISPE).
Neste encontro serão abordadas algumas perspectivas de transformações na comunicação científica, articuladas com os temas nas várias edições do BRISPE (2010 a 2020) e seus reflexos no âmbito da formação de jovens pesquisadores no Brasil.
O evento tem como objetivo a troca de experiência sobre a integridade e ética nas pesquisas e publicações científicas nos últimos dez anos. A inscrição pode ser feita de forma gratuita até 08/12.
O link da sala virtual e demais orientações importantes serão enviados até dois dias antes do evento, ou acessando abecbrasil.org.br/cursos. Para mais informações sobre a VI edição do BRISPE, acesse: https://www.vibrispe2020.com .
Leandro Rocha (via 4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil