quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Integridade e ética na ciência foi tema do último webinar do ano da ABEC Brasil

Integridade e ética na ciência foi tema do último webinar do ano da ABEC Brasil

A ABEC Brasil promoveu, dia 10 de dezembro, o Webinar “Dez anos de transformações: Uma perspectiva sobre integridade científica no Brasil a partir do BRISPE – Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics”, com Sonia Vasconcelos (IBqM/UFRJ – Chair VI BRISPE) e Adalberto Vieyra (IBCCF e CENABIO/UFRJ – Comitê VI BRISPE).

O evento, gratuito, teve como objetivo a troca de experiência sobre a integridade e ética nas pesquisas e publicações científicas nos últimos dez anos.

Sonia foi a primeira a fazer uso da palavra e lembrou que o BRISPE, cuja primeira edição foi realizada há 10 anos, “teve como objetivo aumentar as reflexões sobre demandas envolvendo a integridade científica, atrair as sociedades científicas e editores para a necessidade de serem desenvolvidas políticas editoriais voltadas para ética em publicações e também a implantação de uma conduta responsável em pesquisa na comunidade científica em geral”.

A palestrante também apresentou um depoimento Cristopher Martius, do Instituto Interamericano para Pesquisas em Mudanças Globais, divulgado em 2011, destacando que o BRISPE “não só teve uma dimensão nacional, mas também representou uma contribuição nacional às atividades internacionais do Instituto Inter-Americano para Pesquisa em Mudanças Globais – IAI (…)”.slide adalberto-BRISPE

Na segunda parte do Webinar, Adalberto Vieyra (IBCCF e CENABIO/UFRJ – Comitê VI BRISPE) abordou alguns dos grandes momentos das edições do BRISPE, que teve início em 2010. Ele ponderou que o reconhecimento de que as boas práticas são essenciais para o progresso e a credibilidade da ciência começou pouco depois do início do novo Milênio.

“Tenho a convicção de que a pobreza nos ambientes de pesquisa está sendo superada nos últimos 10 anos. Fundamentalmente como resultado das ideias, iniciativas e ações dos estudantes e pós-doutores”, destacou.

Adalberto também comentou sobre os avanços nos debates sobre ética e integridade em pesquisa no Brasil. “Embora sem diretrizes institucionais formais, a CAPES teve, ao longo da década, papel fundamental para fortalecer esses debates”, colocou.

Para conferir outros detalhes sobre o evento, acesse: https://www.abecbrasil.org.br/novo/

Conteúdo disponível também no canal oficial da ABEC Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=PNAgkXYKLbU
ÚLTIMO EVENTO DO ANO

O Webinar “Dez anos de transformações: Uma perspectiva sobre integridade científica no Brasil a partir do BRISPE – Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics”, foi o último evento promovido pela ABEC Brasil em 2020. O presidente da entidade, professor Sigmar Rode, fez questão de utilizar os últimos minutos da transmissão para agradecer a todos que participaram dos eventos realizados neste ano.

“Para 2021, já estamos planejando, se tudo correr bem com a vacinação contra a COVID, eventos no formato híbrido, ou seja, online, mas também com uma parte presencial, seguindo, é claro, todos os protocolos de segurança”, afirmou.

Leandro Rocha (via 4toques comunicação)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil