quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Blog / Depois dos filhos, tudo muda! Verdade ou imposição social de comportamento a casais?

Depois dos filhos, tudo muda! Verdade ou imposição social de comportamento a casais?

Você já ouviu algum casal dizer que o relacionamento mudou muito depois do nascimento dos filhos? Essa é uma afirmação bastante comum, principalmente em núcleos familiares nos quais os filhos ainda são pequenos e os pais estão passando por processos de aprendizagem sobre si mesmos e também sobre a família que geraram.

Pensando nisso, as pesquisadoras Laura Dal Bello, do Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, localizado em Brasília e Marlene Magnabosco Marra, do  Departamento de Psicología Clínica e Cultura  da Universidade de Brasília, desenvolveram o estudo “O fenômeno da transgeracionalidade no ciclo de vida familiar: casal com filhos pequenos”, publicado na revista Psicodrama, associada à ABEC Brasil.

Para esse estudo, foram levantados dados em genogramas, que são um tipo de ferramenta utilizada para compreender padrões de comportamento e, assim, obter mais informações sobre a origem de cada um dos cônjuges e das famílias constituídas por eles.

Além disso, foram realizadas sessões de terapia com o casal participante, nas quais foi trabalhado o conceito de auto diferenciação. Dessa forma, a intenção era permitir que o casal compreendesse a origem dos problemas que surgiram na união após o nascimento das filhas.

Ao longo dessas sessões, o casal vivenciou evolução em seu relacionamento conjugal, o que acabou confirmando a eficácia da terapia boweniana, que defende a compreensão e autoconhecimento como forma de cura.

Como consequência, o casal teve a oportunidade de vivenciar mudanças evolutivas em seu relacionamento conjugal, confirmando o que a Terapia Boweniana diz: compreensão e autodescoberta podem curar relações familiares.

Para saber mais, acesse: https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/425/408

Rhaida Bavia (Vias Digitais Comunicação e Marketing)

comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Integridade, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na editoração científica em debate no ABEC Meeting 2023, em Foz do Iguaçu

Integridade em publicação científica e os Princípios DEIA (diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade) na editoração ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil