quarta-feira , 24 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Diálogos ABEC abre calendário de eventos da Associação para 2021

Diálogos ABEC abre calendário de eventos da Associação para 2021

Na última quinta-feira (25), das 16h às 18h, foi realizado o evento on-line Diálogos ABEC – Portfolio  2021, primeiro do ano organizado pela entidade. A iniciativa é voltada a todos que atuam na editoria científica

Diante da pandemia da Covid-19, a Associação se reinventou e buscou novos meios de colocar em prática os planos da atual gestão. “Tivemos que sair da nossa área de conforto e buscar novas ações para definir os caminhos da ABEC”, revelou Sigmar de Mello Rode, presidente da ABEC Brasil. Além do Diálogos ABEC, este ano, a Associação ainda conta com diversos outros eventos em seu calendário, como Webinars, Minicursos, Oficinas e o ABEC Meeting, que acontecerá de 21 a 24 de setembro, conforme anunciado por Silvia Galleti, Presidente do Conselho Deliberativo da ABEC que apresentou o calendário de eventos da associação para 2021.

No decorrer do evento Portfólio 2021, integrantes da Diretoria e Conselho apresentaram os serviços que a ABEC oferece. Entre eles, a parceria com a Crossref, e além da obtenção do prefixo DOI, o SimilarityCheck, um dos serviços oferecidos pela ABEC aos editores brasileiros por intermédio desta parceria, que ficaram por conta da professora Lia Fialho, vice-presidente da ABEC Brasil. Na sequência, houve espaço para respostas às perguntas enviadas pelos espectadores da live.

Logo em seguida, o professor Piotr Trzesniak, da coordenação executiva do EmeRI, serviço de indexação de preprints da ABEC, IBICT e Unesco, comentou que no EmeRi, os preprints são indexados pelos Editores, sendo este um grande diferencial. “É uma forma simples, responsável e eficaz para que revistas se instalem na ciência aberta”, explica o professor.

O Diálogos ABEC seguiu com a palestra da professora Ana Morais, membro do Conselho Deliberativo da ABEC, sobre o Programa para Certificação em Publicação Científica (ProCPC). A professora dissertou sobre os requisitos necessários e como funciona o processo de certificação internacional para editores científicos.

Ao longo do evento, também foi abordada a veiculação de artigos de autores associados à ABEC Brasil no blog da associação e como a divulgação de conhecimento científico é fundamental para a compreensão do momento de pandemia.

“Fica claro nesse momento o quão importante são as revistas científicas para disseminar a informação,fazendo com que ela chegue na população, gestores, tomadores de decisão e, atualmente, profissionais da saúde, que precisam se atualizar constantemente”, comentou Germana Barata, jornalista científica, pesquisadora e primeira secretária da diretoria da ABEC.

Após mais tempo para perguntas e respostas, iniciou-se o terceiro bloco de palestrantes, começando pelo tema “Oportunidades para Empresas”, apresentado por Elisabete Werlang, conselheira da ABEC desde 2014. “Estamos oportunizando às empresas, além dos tradicionais eventos da ABEC, a divulgação no nosso website, nas redes sociais e na newsletter”, explicou Elisabete.

Ao final, o presidente da ABEC Brasil, Sigmar de Mello Rode, falou sobre as negociações com a Clarivate, que têm como objetivo oferecer o sistema de submissão ScholarOne e a plataforma Publonscom a custos acessíveis para os editores. Ele ainda respondeu a mais perguntas enviadas pelos espectadores sobre diversos temas, como a grande novidade do ano, o lançamento da ABEC Educação, que visa a Certificação do Editor Científico. Em breve será lançado o curso Avaliador de Artigo Científico em EaD, conforme apresentado pelo Prof. Eli Lopes da Silva, Conselheiro da ABEC

Confira abaixo os próximos eventos da ABEC Braisl.

WhatsApp Image 2021-03-31 at 14.34.32

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil