terça-feira , 16 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Certificação para Editores de Periódicos Científicos suprirá lacuna do mercado educacional brasileiro

Certificação para Editores de Periódicos Científicos suprirá lacuna do mercado educacional brasileiro

A formação acadêmica de editores no Brasil conta com cursos de Editoração e Produção Editorial, em níveis de graduação e pós-graduação, que visam capacitar editores para trabalhar mais especificamente com editoração de livros, revistas e jornais comerciais, em plataformas off-line e eletrônicas. Entretanto, há uma lacuna, quanto a abordagem no âmbito da edição de periódicos científicos, parcialmente atendida com disciplinas de editoração científica e indexação nos currículos de graduação em Biblioteconomia.

Neste cenário, a Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC Brasil apresenta uma proposta capaz de suprir esta lacuna do mercado educacional brasileiro, com a criação de uma certificação para editores de periódicos científicos, sendo o curso de AVALIADOR DE ARTIGO CIENTÍFICO o primeiro lançado em 2021.

A editoria científica se diferencia das demais por publicar artigos oriundos de pesquisas científicas realizadas por terceiros, ou seja, não são os repórteres ou redatores contratados pelo veículo de comunicação que produzem o conteúdo a ser publicado. O fluxo editorial científico, além de depender de autores externos, apresenta outra peculiaridade fundamental para a qualidade do conteúdo, a avaliação por pares, realizada também por membros externos e que exercem esta função voluntariamente, assim como a grande maioria dos editores científicos.

Professores e pesquisadores desempenham a atividade de editor científico por serem especialistas em suas áreas de conhecimento e, geralmente, ainda que sem formação editorial, se utilizam da experiência da prática acadêmica e por pareceres recebidos em seus próprios trabalhos como autores.

“Há mais de três décadas, a ABEC Brasil tem se dedicado a promover a qualificação dos envolvidos no processo de editoração científica, em especial os editores científicos, por meio dos seus cursos, eventos e publicações. Uma missão que exige dedicação, mas que nos traz muita satisfação. Neste ano, diante da lacuna que diz respeito à formação de editores científicos, decidimos lançar esta certificação na modalidade de ensino à distância (EAD). Como primeiro curso escolhemos o de Avaliador de Artigo Científico, por ser uma das principais etapas do fluxo e acreditação editorial. Com essa capacitação pretendemos profissionalizar mais a atuação dos periódicos científicos brasileiros”, destaca o presidente da ABEC Brasil, professor Sigmar de Mello Rode.

Sigmar ainda anuncia que a certificação para editores de periódicos científicos prevê outros cursos em EAD que já estão em desenvolvimento abordando, entre outros, a política e a gestão editorial, as ferramentas e as tecnologias para edição de periódicos científicos.

Em sua campanha de divulgação, a ABEC argumenta que os iniciantes na atividade de avaliação de artigos científicos aprenderão e os mais experientes se surpreenderão com o curso, elaborado por especialistas brasileiros com titulação, conhecimento e larga experiência na comunicação científica.

O curso de 60h, na modalidade de Educação a Distância (EaD) está disponível na plataforma Moodle da ABEC Brasil. Ele é voltado para editores, avaliadores e membros de equipes editoriais de periódicos científicos, bibliotecários, professores e estudantes de pós-graduação. Caso se dedique cinco horas semanais, o cursista leva em torno de 13 semanas para concluir o curso.

Serviço:

Curso: Avaliador de Artigo Científico

Carga horária: 60 horas.

Modalidade: Ensino a distância.

Formato: autoinstrucional.

Ambiente: Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle

Características: curso autoinstrucional com conteúdo, atividades de reflexão, de fixação e avaliativas. Com o diferencial de um laboratório de avaliação por pares como atividade para conclusão do curso

Público: Voltado para editores, avaliadores e membros de equipes editoriais de periódicos científicos, bibliotecários, professores e estudantes de pós-graduação.

Organização dos Estudos

O cursista levará em torno de 13 semanas para concluir o curso, com uma dedicação média de cinco horas semanais.

Inscrições

https://moodle.abecbrasil.org.br

Release_ABEC_Curso_Avaliador_2

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Parecer ABEC Brasil 2023

 

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil