sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / O evento da Covid-19 e seus impactos sobre o setor Turismo: em busca de uma análise multi e trans-escalar

O evento da Covid-19 e seus impactos sobre o setor Turismo: em busca de uma análise multi e trans-escalar

Os impactos da pandemia de Covid-19 são extensos e demasiados em praticamente todas as áreas da economia, nacional e internacionalmente. Contudo, se existe um setor que por consenso pode ser considerado como imensamente afetado e relegado a um papel com poucas perspectivas adaptativas num momento de isolamento social, este é o setor do Turismo.

O artigo “O evento da Covid-19 e seus impactos sobre o setor Turismo: em busca de uma análise multi e trans-escalar”, publicado na revista Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, escrito pela pesquisadora Rita de Cássia Ariza da Cruz, aborda a temática da pandemia do coronavírus sob a vertente de seus efeitos frente o setor turístico, em uma perspectiva socioespacial que analisa as distintas escalas geográficas envolvidas, assim como as inter-relações entre elas.

A pesquisadora da Universidade do Grande Rio faz uso do Brasil como um caso particular frente à sua análise mundial da situação, buscando correlacionar as análises dessa escala local com a escala global, de modo a obter um panorama completo da situação multi e trans-escalar dos efeitos da pandemia de COVID-19 no mundo. Destacam-se os aspectos econômicos como centrais na busca por conclusões analíticas das escalas de dimensão social e espacial.

Os estudos realizados para produção do artigo levaram a pesquisadora a concluir que, na realidade de dezembro de 2020, quando este foi publicado na Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo Vol. XIV, a pandemia ainda seguia rumos incertos em relação a sua completa superação, contendo traços políticos nas ações tomadas por líderes mundiais em seu combate.

Diante disso, a situação do turismo se agrava, com milhares de empregos formais sendo perdidos e precarizados, prejudicando trabalhadores em prol de seus empregadores. Esse “novo normal”, nas palavras de Rita de Cássia da Cruz, segue sendo o normal de sempre, com a classe trabalhadora assumindo com muito sacrifício, os ônus do capitalismo quando este começa a desandar, agora renovado pela COVID-19.

Para conferir o artigo completo, acesse o link:
http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/view/6636.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil