quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Inscrições disponíveis para Workshop Gestão dos Dados de Pesquisa FAIR

Inscrições disponíveis para Workshop Gestão dos Dados de Pesquisa FAIR

No próximo dia 29, sexta-feira, das 14 às 18h, será realizado o Workshop Pós-ENANCIB “Gestão dos Dados de Pesquisa FAIR”. Participarão deste evento Luíz Olavo Bonino (University of Twente – Holanda), Luana Sales (PPGCI – IBICT – UFRJ) e Viviane Veiga (ICICT – FIOCRUZ). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas CLICANDO AQUI.

Logo no início, às 14h, será apresentado o 1º módulo com o tema: “Introdução à Gestão de Dados de Pesquisa”, tratando sobre a importância da gestão de dados da pesquisa; a gestão de dados da pesquisa e seus autores; e principais elementos do FAIR e sua importância para tornar os dados encontráveis, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis.

O segundo módulo tem início às 15h45 e falará sobre “Introdução aos princípios FAIR”, com apresentação de temas como: o que é o dado de pesquisa em Ciência da Informação; Como gerenciar dados de pesquisa em Ciência da Informação; Princípios FAIR para iniciantes.

O terceiro e último módulo começará às 16h45 e apresentará o “Plano de Gestão de Dados FAIR”. Nesta apresentação será mostrado o que é e para que serve o plano de gestão de dados; benefícios; os desafios e a importância dos PGDs serem FAIR; ferramentas de apoio para a elaboração de um PGD; e outros.

Ao final, antes da abertura do debate e encerramento, será apresentado o pré-lançamento da Biblioteca Virtual em Gestão de Dados da Pesquisa.

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil