quinta-feira , 28 de março de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Bori lança nova rodada de inclusão de revistas científicas para divulgação à imprensa

Bori lança nova rodada de inclusão de revistas científicas para divulgação à imprensa

A Bori monitora, diariamente, aproximadamente uma centena de artigos  científicos de pesquisadores brasileiros em vias de publicação em mais de 150 periódicos indexados na biblioteca SciELO — que são parceiros da nossa iniciativa. Caso, por exemplo, da “Clinics”, “​​Cadernos de Saúde Pública” e da “Ciência Rural”. Agora, periódicos de outros indexadores que queiram disseminar suas pesquisas à imprensa também podem fazer parte da Bori.

A agência Bori é parceira da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil).

Na prática, do montante que monitoramos, selecionamos, em média, três estudos por semana com interesse jornalístico para disseminar de forma antecipada à imprensa cadastrada (veja nossos critérios de curadoria).

A divulgação funciona assim: jornalistas cadastrados na Bori recebem um texto explicativo elaborado por nós sobre o artigo científico, acompanhado do estudo original e do contato do porta-voz para entrevistas, sob embargo jornalístico de cerca de uma semana.  A data de publicação do artigo selecionado é acordada com o editor da revista científica.

Utilizado em todo o mundo para disseminação de informações, esse sistema garante que reportagens sobre o estudo sejam veiculadas no mesmo dia em que o estudo for publicado. Garante também que jornalistas de todo o país acessem o material científico simultaneamente — e que tenham tempo para trabalhar em suas respectivas reportagens. Hoje, quase dois mil jornalistas de veículos como Folha de S. Paulo, G1, Diário de Pernambuco, O Povo, Zero Hora, O Globo, acessando a Bori, diariamente, à procura de pautas.

Neste mês, a Bori abre nova rodada para inclusão de periódicos no seu processo de monitoramento e curadoria. Editores científicos de periódicos editados no Brasil podem solicitar a inserção de sua revista no nosso sistema até o dia 31 de março. Veja como virar revista parceira da Bori:

 

Revistas indexadas na SciELO

Revistas da rede SciELO que ainda não fazem parte processo de monitoramento da Bori podem entrar em contato, diretamente, pelo e-mail bori@abori.com.br. A inserção depende, apenas, da concordância do editor do periódico.

 

Revistas não indexadas na SciELO que usam OJS

Os periódicos que não estejam indexados na SciELO podem integrar o monitoramento da Bori a partir de instalação de plug-in da Bori desenvolvido para o sistema de publicação OJS. É o caso das revistas associadas à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), por exemplo.

É necessário que a revista tenha a versão OJS atualizada (versão 3.3.0.8). Detalhes técnicos da instalação do plug-in podem ser acessados aqui.

 

Revistas internacionais

Vale destacar que artigos científicos em vias de publicação em periódicos científicos internacionais também podem ser disseminados à imprensa na Bori. Nesse caso, é preciso enviá-lo diretamente para a Bori por meio de um formulário no nosso site.

Fonte: Blog Agência Bori

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC Brasil lança curso EaD sobre plágio em textos científicos

 Curso é voltado a editores, avaliadores, autores, professores e toda a comunidade científica e tem ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil