sexta-feira , 19 de abril de 2024
Home / Blog / Setor do turismo no Brasil com perspectivas pouco animadoras

Setor do turismo no Brasil com perspectivas pouco animadoras

O período da pandemia teve um enorme impacto negativo no setor de turismo no mundo todo. O Brasil, tradicional destino turístico mundial, sofreu prejuízos em diversas áreas, como na diminuição no volume de receitas recebidas e na contratação de profissionais especializados.

Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Setor de Turismo no Brasil, em 2020, enfrentou uma queda de 36% nas receitas, na comparação com o período pré-pandemia. Além disso, as empresas que trabalham nesse ramo do mercado registraram um saldo negativo de 238 mil empregos a menos, também em 2020, nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Entretanto, as dificuldades apresentadas no turismo brasileiro não são restritas exclusivamente aos anos da pandemia de COVID-19. O artigo “O Futuro do Turismo no Brasil a partir da análise crítica do período 2000-2019”, escrito por mais de 20 pesquisadores de universidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Natal, Pernambuco e Piauí, aborda as dificuldades encontradas pelo setor durante esses 19 anos.

Abordando as nuances socioeconômicas do país, que incluem economia, política e planejamento, marketing, transporte, meio ambiente, gastronomia, hospitalidade e lazer, os pesquisadores concluíram que o Brasil não conseguiu se posicionar como destino de renome internacional, já que desde a década de 1990 os esforços para apoiar o desenvolvimento do turismo regional obtiveram sucesso apenas moderado.

Além disso, também detalharam que as crises econômicas, a instabilidade política, a violência e a corrupção, presentes no Brasil há muito tempo, também se apresentaram como fatores que dificultam o desenvolvimento do turismo no país.

DOI: https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2456

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil